Alternativas para molduras

Escrito por karen sweeny-justice | Traduzido por ana carolina prado almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para molduras
Uma imagem emoldurada (love memory image by Hao Wang from Fotolia.com)

As molduras são utilizadas para o enquadramento de obras de arte e fotografias. Existem três tipos delas: de arquivo, livre de ácido e standard. Dentro dessas categorias, há molduras de vários tamanhos, cores e espessuras. Elas têm uma superfície exterior de cor, uma camada interna branca ou de cor creme e uma parte traseira branca fosca. A camada interna é visível apenas quando cortada. Quando não tiver uma moldura disponível, você poderá usar algumas alternativas.

Moldura falsa de papel cartão

Ao emoldurar uma foto ou arte menor que 22 cm x 28 cm, você pode usar um papel cartão. Você precisará de duas peças: uma branca ou de cor creme e a outra de uma cor que combine com a foto. Apare ou corte o papel cartão para preencher as dimensões do quadro. Apare ou corte a cartolina neutra de modo que fique ligeiramente maior do que a foto a ser moldada. Coloque o papel cartão colorido voltado para cima e aplique adesivo na parte de trás da parte neutra, centralizando-o no outro papel e pressionando firmemente. Aplique o adesivo na parte de trás da foto e centralize-o em outras camadas. Coloque no quadro.

Molduras falsas de placa de espuma

Dependendo da espessura do quadro, uma placa de espuma pode substituir a moldura. Ela normalmente tem uma camada superior colorida, uma camada de espuma branca interior e as costas brancas, mas algumas são completamente coloridas. Essas placas vêm em folhas grandes e podem ser adaptadas para grandes projetos. O corte exige uma faca afiada, já que as cegas deixam bordas irregulares e pedaços soltos. Escolha uma cor que combine com a arte e prepare a placa para receber o quadro. Depois, reserve-a. Corte um pedaço de papel cartão neutro maior do que o quadro e cole-o no centro da placa de espuma. Cole o quadro no centro da camada de papel cartão e coloque-o na moldura. Para projetos maiores do que 30 cm x 30 cm, o tamanho padrão de scrapbooks, use um rolo de papel de embrulho em vez de papel cartão.

Placa de espuma neutra com papel cartão colorido

A placa de espuma branca pode ser cortada do tamanho do quadro a ser emoldurado. O papel cartão colorido servirá de borda chanfrada falsa. Apare-o ou corte-o um pouco maior do que a foto.

Emoldurando com papelão ou papel de embrulho

Para grandes projetos, quando um quadro é muito fino para usar a placa de espuma, pode-se usar papelão e papel de embrulho de cor sólida. Usando uma faca artesanal, corte as bordas exteriores de modo que o papelão se encaixe no quadro. Meça as dimensões internas da sua arte e corte uma abertura interior menor do que a dela. Corte o papel de embrulho maior do que as dimensões exteriores do papelão e vire-o de cabeça para baixo sobre uma superfície. Aplique adesivo ao papelão e cole-o no papel. Usando uma faca afiada, apare o papel que estiver no centro, insira a arte pela abertura e cole-a no lugar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível