Alternativas para o swab de garganta

Escrito por amanda jane gustafson | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para o swab de garganta
Se o seu médico suspeitar de infecção estreptocócica de garganta, ele passará um swab nela. (sick woman image by forca from Fotolia.com)

Você acorda com as amígdalas inflamadas e não tem certeza do que temer mais: a sensação de mal estar durante todo o dia ou ter o seu médico cutucando a sua garganta. Se o médico não suspeitar de dor de garganta por estreptococos, você pode ficar livre da coleta de amostra com um swab. No entanto, enquanto a cultura de garganta é comumente chamada de esfregaço de garganta, os outros dois testes para estreptococos envolvem uma paleta de madeira comprida. O nome popular da cultura de garganta é, dessa forma, enganadora: existem alternativas para a cultura, mas não para o esfregaço com o swab.

Outras pessoas estão lendo

Análise dos sintomas

A análise dos sintomas não é uma alternativa para a obtenção de um swab de sua garganta, mas é o primeiro passo que o seu médico irá dar antes de fazer um diagnóstico. Se ele excluir infecção estreptocócica, só pedirá uma coisa - que você vá para casa e repouse. Os sintomas físicos que o seu médico irá procurar são febre, gânglios linfáticos aumentados, vermelhidão, inchaço, estrias brancas de pus nas amígdalas ou manchas vermelhas no céu-da-boca. Pelos vírus poderem ocasionar esses sintomas, ter dor de garganta que pareça com infecção por estreptococos não significa que você vai tomar um remédio sem um exame.

Teste rápido de antígenos

Em vez de executar uma cultura de garganta, o médico pode pedir um teste rápido do antígeno estreptocócico (RSAT), o que requer a passagem do swab na garganta. O RSAT é mais rápido do que a cultura, que leva de 24 a 48 horas para ser processada; o teste rápido pode dar resultados tão rapidamente quanto um minuto. Se o resultado for positivo, o médico irá prescrever a medicação para a bactéria imediatamente. Se ele for negativo, o profissional pode optar por pedir uma cultura de garganta, já que os RSATs podem dar falsos negativos entre 4% a 39% das vezes.

Teste rápido de DNA

O teste rápido de DNA é o mais novo de todos os três testes de diagnóstico para estreptococos na garganta. Tal como o teste rápido de antígenos, o de DNA é mais rápido do que a cultura, com liberação do resultado em menos de um dia. E, tal como a cultura de garganta, é altamente preciso. O teste rápido de DNA oferece os pontos fortes dos outros dois testes diagnósticos e elimina suas fraquezas. Ele também requer um swab de garganta.

Exame de sangue

Se você se tratou da infecção de garganta, mas os sintomas persistiram, ou se houver sintomas adicionais, tais como dor intensa no pescoço ou cansaço, o seu médico pode pedir um exame de sangue para averiguar mononucleose. A mononucleose é uma inflamação do baço, que muitas vezes se parece com um caso grave de infecção na garganta. O seu médico não vai pedir um exame de sangue no lugar da cultura de garganta, do teste rápido de antígeno ou de DNA, no entanto, já que não se trata de uma forma de determinação da presença de estreptococos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível