Mais
×

Que analgésicos eu posso dar para o meu cão?

No passado, a ciência veterinária não levou em consideração as técnicas de gerenciamento de dor para animais. Hoje em dia, no entanto, entende-se que o gerenciamento adequado da dor promove uma boa qualidade de vida para os mesmos. Se o seu cão estiver passando por uma cirurgia ou vivenciando uma dor crônica, é importante colaborar de forma contínua com o seu veterinário para encontrar uma boa combinação de remédios e terapias de reabilitação, como a massagem, que pode ajudar o cão a levar uma vida sem dor.

Discuta sobre analgésicos com o seu veterinário (pills and pill bottle image by Effie White from Fotolia.com)

Gabapentina

O nome comercial da gabapentina é Neurontin. Esse analgésico de prescrição foi aprovado para uso pela primeira vez em 1994 como um remédio anticonvulsivante para humanos e, mais tarde, como estabilizador de humor, com resultados comparáveis ao lítio. De acordo com o site MarvistaVet.com, a gabapentina desde então tem sido utilizada pela comunidade veterinária para aliviar "dores neuropáticas" (formigamento e ardor resultantes de perturbações do sistema nervoso), como a dor do membro fantasma causada por uma amputação. Tanto os cães quanto os gatos vivenciam poucas reações adversas além de sedação e diarreia ocasional. A gabapentina é uma boa escolha quando um cão não é aliviado da dor por outros remédios, como Tramadol. Por causa de alguns ingredientes da gabapentina, como o adoçante xilitol, no entanto, deve ser dada uma consideração especial aos cães com problemas nos rins e diabetes.

Tramadol

O Tramadol é um opiáceo não viciante vendido somente sob prescrição que tem sido amplamente utilizado na medicina veterinária há muitos anos. Pode ser usado em conjunto com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o Rimadyl. Os efeitos colaterais incluem constipação, dor de estômago e transtorno de humor. Como o Tramadol é expelido pelos rins, é preciso tomar cuidado se for dado a um cão com problemas renais. O Tramadol também pode provocar convulsões e não deve ser dado a cães com um histórico de crises convulsivas.

Fentanil transdérmico

Tipicamente usado após uma grande cirurgia, o remédio de prescrição fentanil transdérmico proporciona o alívio da dor através de um adesivo colocado na pele. Um adesivo dura aproximadamente quatro dias e, quando removido, os efeitos desaparecem completamente dentro de 24 horas. O fentanil é um narcótico forte com propriedades semelhantes à morfina e outros opiáceos. Náusea, alucinação e sedação profunda são efeitos colaterais comuns, porém a sedação causada pelo fentanil pode ajudar o cão a se recuperar da cirurgia ou gerenciar a dor. De acordo com os especialistas veterinários do Mar Vista Vet, colocar uma fonte de calor perto do adesivo pode ser fatal. Evite todas as situações onde o adesivo possa ser aquecido excessivamente.

Beladona

Esse remédio homeopático sem prescrição costuma ser usado para tratar a dor e é aplicado oralmente, através da pele ou em forma de supositório. As propriedades do beladona bloqueiam as atividades do sistema nervoso, como transpiração excessiva, nervosismo e salivação. Pode aliviar também a tosse e os sintomas da febre do feno. Esse remédio não deve ser dado junto com a comida. Caso necessário, dissolva-o com água destilada e utilize uma seringa para administrá-lo diretamente nas gengivas do seu animal de estimação. Para as quantidades corretas de dosagem, consulte um profissional veterinário homeopático sobre a condição do seu animal.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article