Como anunciar uma mudança na organização de uma empresa

Escrito por megan martin | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como anunciar uma mudança na organização de uma empresa
É importante destacar os aspectos positivos em tempos de mudança organizacional (Asian woman image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Mudanças organizacionais são difíceis e comunicá-las aos funcionários pode ser ainda mais. A preocupação de muitos gestores é encontrar o tom certo ao fazer o anúncio inicial, mas há também uma infinidade de outras coisas para se pensar. Responder às perguntas dos funcionários, esclarecer suas preocupações e manter a comunicação fluindo em tempos de incerteza são elementos-chave no anúncio e na implementação de mudanças.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Elabore um plano claro de comunicação. Faça uma lista de tudo que deve ser comunicado aos funcionários em relação à mudança organizacional. Antecipe as perguntas que podem surgir e esteja pronto para respondê-las. Inclua os pontos que abordará no anúncio inicial, bem como a forma como continuará a se comunicar com os empregados conforme as mudanças comecem a acontecer. Compartilhe ou crie o plano em conjunto com os outros em cargos de gestão para enviar mensagens consistentes aos funcionários durante todo o processo de mudança.

  2. 2

    Explique aos funcionários o que levou à mudança na organização. Explique também quaisquer problemas específicos que a empresa esteja encontrando, inclusive o motivo e a maneira como eles precisam ser abordados. Se a empresa estiver sofrendo queda nos lucros, aumento nos custos ou o moral dos funcionários estiver em declínio, dê-lhes uma explicação.

  3. 3

    Especifique aos funcionários como a mudança organizacional será melhorar para a empresa. Destaque os efeitos positivos como um todo (aumento nos lucros ou melhora na reputação da empresa, por exemplo). Saliente como essas mudanças beneficiarão os trabalhadores individualmente e continue a enfatizar os benefícios do plano, mesmo após o anúncio.

  4. 4

    Dê aos trabalhadores um período de tempo mudar. Diga-lhes quando as mudanças começarão e quanto tempo demorará. Se não tiver certeza, seja honesto e diga exatamente quando eles poderão ter a resposta esperada.

  5. 5

    Compartilhe as suas dúvidas e questionamentos. Se há informações confidenciais sobre a mudança ou coisas que ainda não foram decididas, diga que os informará mais a respeito quando puder e tente dar-lhes um prazo para que saibam quando esperar uma resposta, reduzindo assim a especulação.

  6. 6

    Forneça aos funcionários a oportunidade de fazer perguntas ou expressar dúvidas ou dificuldades que por acaso tenham sobre as mudanças. Convide-os a conversar regularmente, com você ou com outro gestor, sobre quaisquer preocupações que possam ter sobre o processo. Responda às perguntas difíceis o mais honestamente possível.

  7. 7

    Comunique-se com os gerentes e empregados frequentemente, conforme as mudanças ocorrem. Forneça imediatamente qualquer informação nova que surja. Notifique aos funcionários se houver mudanças no plano e explique o motivo delas. Seja o mais aberto possível em todo o processo para que os funcionários não se sintam inseguros e perdidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível