Mais
×

Como apagar códigos de erro de um Grand Cherokee

Atualizado em 19 julho, 2017

Códigos de erro ou códigos de diagnóstico de problema (DTCs) ocorrem quando um um sensor ou componente do veículo falha em sua função ou ao comunicar-se com o computador. Assim, o computador ativa a luz indicadora de anomalia e exibe um símbolo para verificação do motor no painel de instrumentos. Para apagar o código de erro efetivamente, o problema deve ser primeiramente diagnosticado e corrigido, se relevante, para que a luz indicadora não seja ativada novamente. Em um Jeep Grand Cherokee, apenas limpar os códigos de erro não resolverá o problema subjacente. Há dois procedimentos para apagá-los.

Instruções

    OBD II 1996 e posterior

  1. No Jeep Grand Cherokee, abra a porta do motorista e localize o conector de diagnóstico, embaixo do painel de instrumentos. Ele fica à esquerda do volante, descoberto, e tem a forma de um trapézio.

  2. Conecte o leitor OBD II no conector e gire a chave de ignição para a posição 1. As luzes de aviso acenderão no painel de instrumentos sem que o motor dê partida.

  3. Recorra ao manual de instruções do leitor. Como muitas empresas o fabricam, o modo de operação do seu leitor específico deve ser detalhado em um manual. Geralmente, utilizar esse dispositivo é fácil e quase autoexplicativo.

  4. Vá até a opção "erase codes" (apagar códigos), exibida no menu em exibição. Alguns leitores também têm um botão para apagá-los diretamente. Se esse for o caso, pressione-o. Se não, pressione o botão "enter" ou "send" (enviar). Caso o dispositivo pergunte se você realmente deseja apagar os códigos, selecione "yes" (sim).

  5. Espere a tela do leitor exibir "command sent" (comando enviado) e dê a partida no motor do automóvel. Verifique o painel para certificar-se de que o código de erro foi apagado e que a luz indicadora não está mais acesa.

    OBD I (1993-1995)

  1. Abra o capô do Grand Cherokee.

  2. Utilize uma chave inglesa para afrouxar a porca e o parafuso que prendem a braçadeira do terminal negativo da bateria.

  3. Utilize o alicate channellock para girar a braçadeira e tirá-la do terminal da bateria.

  4. Ligue os faróis e gire a chave de ignição para a posição 1. Isso expelirá qualquer carga armazenada no sistema elétrico e apagará a memória do computador. Espere 10 minutos.

  5. Gire a chave de ignição para a posição 0, desligue o farol e reconecte a braçadeira do terminal negativo da bateria. Dê partida no motor para certificar-se que o código de erro foi apagado e a luz indicadora de mal funcionamento foi desativada.

Dicas

  • Embora seja possível apagar códigos em Grand Cherokees OBD II seguindo os passos da Seção 2 (sem utilizar um leitor), isso não é recomendado em modelos mais novos. A maioria desses veículos vem com proteção antirroubo e sistemas de alarme. Uma vez que a memória do computador é apagada, o automóvel entrará em modo de proteção e desativará esses mecanismos. Embora possam ser reprogramados, essa informação deverá ser obtida em uma concessionária Jeep e estará sujeita a cobrança.
  • A maioria das lojas de autopeças fornece o serviço de leitura e exclusão de códigos. Contudo, em alguns estados eles não têm permissão para apagar códigos, mas podem permitir que você pressione a opção para apagá-los no leitor.
  • Uma vez que os códigos forem apagados, o computador precisará analisar-se novamente. Ele aprenderá novamente a comunicar-se com todos os sensores e circuitos integrados ao sistema. Pode levar algum tempo de direção até que o computador possa comunicar-se com tudo e esteja de prontidão. É nesse ponto que o computador reiniciará a luz indicadora de mal funcionamento, caso detecte que o reparo não foi feito. Apagar códigos para driblar a inspeção de emissões não funcionará. O equipamento conectado ao veículo será capaz de dizer se o computador está ou não de prontidão e isso não funcionará até que tudo esteja consertado e a luz de indicação permaneça apagada.

O que você precisa

  • Leitor de códigos OBD II com opção para apagar códigos e operação manual (de 1996 ou mais novos)
  • Jogo de chave inglesa
  • Alicate channellock
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article