Como apagar códigos de erro de um Grand Cherokee

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Códigos de erro ou códigos de diagnóstico de problema (DTCs) ocorrem quando um um sensor ou componente do veículo falha em sua função ou ao comunicar-se com o computador. Assim, o computador ativa a luz indicadora de anomalia e exibe um símbolo para verificação do motor no painel de instrumentos. Para apagar o código de erro efetivamente, o problema deve ser primeiramente diagnosticado e corrigido, se relevante, para que a luz indicadora não seja ativada novamente. Em um Jeep Grand Cherokee, apenas limpar os códigos de erro não resolverá o problema subjacente. Há dois procedimentos para apagá-los.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Leitor de códigos OBD II com opção para apagar códigos e operação manual (de 1996 ou mais novos)
  • Jogo de chave inglesa
  • Alicate channellock

Lista completaMinimizar

Instruções

    OBD II 1996 e posterior

  1. 1

    No Jeep Grand Cherokee, abra a porta do motorista e localize o conector de diagnóstico, embaixo do painel de instrumentos. Ele fica à esquerda do volante, descoberto, e tem a forma de um trapézio.

  2. 2

    Conecte o leitor OBD II no conector e gire a chave de ignição para a posição 1. As luzes de aviso acenderão no painel de instrumentos sem que o motor dê partida.

  3. 3

    Recorra ao manual de instruções do leitor. Como muitas empresas o fabricam, o modo de operação do seu leitor específico deve ser detalhado em um manual. Geralmente, utilizar esse dispositivo é fácil e quase autoexplicativo.

  4. 4

    Vá até a opção "erase codes" (apagar códigos), exibida no menu em exibição. Alguns leitores também têm um botão para apagá-los diretamente. Se esse for o caso, pressione-o. Se não, pressione o botão "enter" ou "send" (enviar). Caso o dispositivo pergunte se você realmente deseja apagar os códigos, selecione "yes" (sim).

  5. 5

    Espere a tela do leitor exibir "command sent" (comando enviado) e dê a partida no motor do automóvel. Verifique o painel para certificar-se de que o código de erro foi apagado e que a luz indicadora não está mais acesa.

    OBD I (1993-1995)

  1. 1

    Abra o capô do Grand Cherokee.

  2. 2

    Utilize uma chave inglesa para afrouxar a porca e o parafuso que prendem a braçadeira do terminal negativo da bateria.

  3. 3

    Utilize o alicate channellock para girar a braçadeira e tirá-la do terminal da bateria.

  4. 4

    Ligue os faróis e gire a chave de ignição para a posição 1. Isso expelirá qualquer carga armazenada no sistema elétrico e apagará a memória do computador. Espere 10 minutos.

  5. 5

    Gire a chave de ignição para a posição 0, desligue o farol e reconecte a braçadeira do terminal negativo da bateria. Dê partida no motor para certificar-se que o código de erro foi apagado e a luz indicadora de mal funcionamento foi desativada.

Dicas & Advertências

  • Embora seja possível apagar códigos em Grand Cherokees OBD II seguindo os passos da Seção 2 (sem utilizar um leitor), isso não é recomendado em modelos mais novos. A maioria desses veículos vem com proteção antirroubo e sistemas de alarme. Uma vez que a memória do computador é apagada, o automóvel entrará em modo de proteção e desativará esses mecanismos. Embora possam ser reprogramados, essa informação deverá ser obtida em uma concessionária Jeep e estará sujeita a cobrança.
  • A maioria das lojas de autopeças fornece o serviço de leitura e exclusão de códigos. Contudo, em alguns estados eles não têm permissão para apagar códigos, mas podem permitir que você pressione a opção para apagá-los no leitor.
  • Uma vez que os códigos forem apagados, o computador precisará analisar-se novamente. Ele aprenderá novamente a comunicar-se com todos os sensores e circuitos integrados ao sistema. Pode levar algum tempo de direção até que o computador possa comunicar-se com tudo e esteja de prontidão. É nesse ponto que o computador reiniciará a luz indicadora de mal funcionamento, caso detecte que o reparo não foi feito. Apagar códigos para driblar a inspeção de emissões não funcionará. O equipamento conectado ao veículo será capaz de dizer se o computador está ou não de prontidão e isso não funcionará até que tudo esteja consertado e a luz de indicação permaneça apagada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível