Mais
×

Qual a aparência dos fungos que ficam na sola do pé?

Atualizada July 21, 2017

O local mais comum para uma infecção fúngica é o pé. Fungos precisam de um ambiente quente, úmido e escuro para crescerem, então a parte de dentro do seu sapato é um ótimo local para eles. Cerca de 70% das pessoas apresentam infecção por fungo nos pés (também conhecido como pé de atleta) em algum ponto da vida. Se você tem uma infecção desse tipo na sola do pé, é melhor tratá-los imediatamente, antes que eles se espalhem para outras partes, como as unhas dos dedos do pé ou suas mãos.

O pé é o local mais comum para uma infecção por fungos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Sintomas

Os sintomas de micoses são variados, mas pode incluir descamação de pele, pele seca, coceira, rachaduras dolorosas com sangramento da pele, manchas fortemente avermelhadas, pele viscosa e esbranquiçada ou bolhas.

Tipos

De acordo com o WebMD, três tipos comuns de pé de atleta são: o tipo mocassim que aparece na sola do pé; o interdigital, na qual o fungo vive entre os dedos do pé; e o vesicular, que envolve grandes bolhas cheias de fluidos.

Causas

Os fungos encontrados nas solas dos pés são usualmente do tipo Trichophyton, o mesmo organismo que causa outras infecções, como micoses e coceira. Muitas pessoas que possuem fungos nos pés têm predisposição genética a infecções fúngicas recorrentes e, apesar de poderem tratar a infeção com sucesso, os fungos retornam, porque o sistema imunológico dessas pessoas não é capaz de reconhecê-los e combatê-los.

Tratamento

Use cremes ou sprays tópicos antifúngicos para tratar sua infecção. Se eles não forem eficientes, um médico pode prescrever pílulas antifúngicas, mas é preciso fazer um bom acompanhamento, pois elas podem causar problemas sérios no fígado.

Prevenção

Fungos de pé podem ser difíceis de eliminar uma vez que você os têm, então é melhor evitar ser infectado. Mantenha os pés secos usando sapatos que deixem o pé respirar e meias para diminuir o crescimento de fungos. Evite andar descalço em áreas públicas para que você não entre em contato com esporos de fungos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article