on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como apertar uma porca de parafuso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As porcas são cabeçotes de metal sextavadas utilizadas em parafusos de vários tamanhos. Uma porca, quando enroscada em um parafuso, dá mais sustentação, firmeza e equilíbrio à peça principal. As porcas e parafusos são utilizadas em quase todos os campos de trabalho, como em construção de casas, fabricação de bicicletas, produção de automóveis e construção naval. Embora existam muitos tipos de porcas, incluindo entalhadas, quadradas, autotravantes e calotas, a maioria delas são apertadas e ajustadas da mesma maneira.

Instruções

Verifique se as porcas ao redor da sua casa estão apertadas e oferecem segurança (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque um pouco de graxa na ponta do dedo e passe na rosca do parafuso. A graxa impede que as porcas enferrujem na rosca.

    Loading...
  2. Coloque a porca reta na ponta do parafuso e comece a apertar com a mão girando em sentido horário. Certifique-se de que a porca não está torta pois, caso contrário, poderá roçar no parafuso.

  3. Use uma chave de boca de tamanho adequado. Encaixe a chave na porca para apertar. Se estiver usando uma chave inglesa, abra a boca dela de forma que se encaixe em torno das bordas da porca.

  4. Aperte a porca, girando a chave no sentido horário. Gire-a com um movimento devagar e reto.

  5. Segure o cabo da chave com firmeza na medida em que vai apertando a porca. Certifique-se de que a porca se ajustará adequadamente no parafuso.

Loading...

Dicas

  • Use uma chave de torque se estiver apertando uma porca que requer certa quantidade de toque, com as de um carro.

Aviso

  • Evite roçar os lados da porca usando uma chave de tamanho inapropriado.

O que você precisa

  • Graxa
  • Jogo de chave de boca
  • Chave inglesa (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...