Lazer e cultura

Como usar porcas e arruelas de pressão

Escrito por marie mulrooney | Traduzido por elcio borges gomes
Como usar porcas e arruelas de pressão

Arruelas de pressão exercem uma tensão de mola contra o elemento de fixação, evitando que se soltem

torque wrench and accessories image by Christopher Dodge from Fotolia.com

Porcas e arruelas comuns, usadas para prender um parafuso em algo que esteja sujeito a constantes vibrações — como um eixo de roda ou um acessório de motor —, acabam se soltando. Arruelas e porcas de pressão evitam isso. Quando apertadas com o torque correto, as arruelas de pressão exercem uma tensão de mola contra o elemento de fixação, evitando que as vibrações as soltem. As porcas de pressão (ou porcas de travamento) têm um inserto maleável que se deforma, aderindo às roscas dos parafusos em que são colocadas e evitando que as vibrações as soltem. Na maioria dos casos, deve-se optar ou por arruelas de pressão ou por porcas de pressão — nunca ambas — em um mesmo ponto de fixação.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Porcas de pressão
  • Arruelas de pressão
  • Chave de torque

Lista completaMinimizar

Instruções

    Arruelas de pressão

  1. 1

    Coloque a arruela de pressão entre a porca e a superfície de trabalho se estiver ajustando uma porca em um parafuso, ou entre a cabeça do parafuso e a superfície de trabalho, se estiver ajustando um parafuso em um furo rosqueado (ou seja, o parafuso entra no buraco sem transpassar o material).

  2. 2

    Veja se os dentes da arruela de pressão se encaixam completamente entre a cabeça do parafuso (ou a porca) e a superfície de trabalho. Se os dentes da arruela não entram em contato com ambas as superfícies, não haverá pressão para segurar as peças. Mude os tamanhos ou tipos de arruelas conforme a necessidade para garantir que os dentes da arruela fiquem entre a superfície de trabalho e a cabeça do parafuso antes de continuar. Se você estiver usando uma arruela de pressão partida (também chamada de helicoidal), ignore este passo.

  3. 3

    Aperte a porca (conjunto de porca e parafuso) ou parafuso (conjunto de furos rosqueados) com o torque especificado no manual do seu projeto. Utilize uma chave de torque para assegurar o aperto correto.

  4. 4

    Observe a arruela de pressão e veja se os dentes estão entre a cabeça do parafuso e a superfície de trabalho. Se você estiver usando uma arruela partida (arruela helicoidal), verifique se ela ainda está "dividida", com um lado fora de alinhamento com o outro para que a arruela exerça pressão de mola no parafuso (ou porca). Se o torque necessário para aquele ponto de fixação achatar a arruela partida, deixando-a como uma arruela normal, ela deixará de funcionar como arruela de pressão; neste caso, é melhor usar arruela de pressão dentada.

    Porcas de pressão

  1. 1

    Coloque a porca no final da rosca do parafuso, assim como faria com uma porca comum. Veja se a porca tem uma porção central elevada e deixe-a para fora. A superfície plana da porca de travamento deve assentar-se nivelada com a superfície de trabalho, depois de apertada.

  2. 2

    Aperte manualmente a porca de pressão até que seja firmemente enfiada para o parafuso.

  3. 3

    Aperte a porca com uma chave de torque até atingir o torque especificado.

Dicas & Advertências

  • O tipo mais comum de porcas de pressão (ou travamento) tem uma inserção de nylon que se deforma para agarrar as roscas do parafuso, de modo que deve ser utilizada apenas uma vez e, depois, descartada e substituída por uma nova porca de travamento. A reutilização deste tipo de porca pode diminuir seu poder de travamento, já que o nylon se deforma e não poderá aderir à rosca novamente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media