Como aprender inglês pela internet

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender inglês pela internet
Aprender inglês pela internet pode ser uma experiência muito divertida e enriquecedora (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aprender inglês nunca esteve tão fácil. Na era da Internet, textos, aulas, vídeos e muita informação circulam livremente pela rede mundial de computadores. Se por um lado essa profusão de dados é boa para democratizar o aprendizado, afinal muito material na língua estrangeira está disponível gratuitamente a poucos cliques de distância, por outro lado pode ser bastante difícil se organizar no meio de tanta oferta. Além disso, a internet estimula as pessoas que possuem talento para serem auto-didatas, mas também exige rigor e disciplina na hora para consolidar o aprendizado. Conheça um modo eficiente de aprender inglês pela internet e bons estudos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Conexão banda larga à internet
  • Caderno de anotações
  • Caneta
  • Acesso à sites de vídeos, textos e imagens

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Para começar o aprendizado da língua inglesa, tenha em mente que o domínio de um idioma estrangeiro, qualquer que seja, passa por quatro habilidades básicas: escrita, fala, audição e leitura. Foque seus estudos nesses quatro campos e procure, gradualmente, misturar as habilidades. Com o passar do tempo, você será capaz de ouvir, entender, ler, escrever e falar em inglês.

  2. 2

    Para aprimorar a leitura, uma boa dica é navegar por sites que disponibilizam textos grátis, informativos e, principalmente, interessantes. Aqui, vale seguir o caminho de seu interesse pessoal. Mas não deixe de focar nas notícias, principalmente dos grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos - CNN e The New York Times - e da Inglaterra - The Guardian.

  3. 3

    Para praticar a audição e entendimento da língua inglesa, uma boa opção é viajar pela grande disposição online de músicas, filmes e seriados. Aprender inglês com filmes, inclusive, é uma técnica que professores de escolas de idiomas costumam utilizar com grande eficácia. Comece pelas obras audiovisuais mais fáceis, como os filmes e seriados infantis. Depois de assistir, pergunte-se qual sua porcentagem de entendimento. Anote em um caderno e compare com o que você entendeu nos dias subsequentes. É possível que no começo essa parte do "listening" seja mais complicada até seu ouvido se acostumar à nova língua.

  4. 4

    Canais do Youtube oferecem bons cursos de inglês. Vídeos e tutoriais de cerca de dez minutos cada proporcionam aulas e lições grátis em que um professor passa as instruções pelos vídeos.

  5. 5

    Procure o canal que mais tem a ver com seu estilo e interesse. Uma dica prática: clique no botão "inscrever-se" depois de selecionar o canal do Youtube que você preferir. Dessa forma, o site enviará e-mails e notificações quando novos vídeos forem postados na rede. Entre os canais mais populares estão o "Agora Eu Falo Inglês" (voltado para inglês básico), o "Inglês Winner" (para alunos já em nível intermediário) e o "English with Jennifer" (destinado para quem deseja se aprofundar na gramática e no enriquecimento de vocabulário).

  6. 6

    Já a parte da escrita, formação de frases e confecção de textos em inglês vem acompanhada do enriquecimento do vocabulário. Alguns aplicativos para tablets e celulares ajudam muito nesse setor. Um dos mais populares é o app gratuito Dictionary (disponível tanto no sistema Android quanto IOS). Todos os dias, esse app dá uma palavra, seu significado correto e exemplos de usos nas frases. Na hora de estudar vocabulário, concentre-se mais nas expressões e frases completas do que nas palavras isoladas. O mais importante é valorizar o contexto do assunto que está sendo tratado. Afinal, pouco adianta conhecer muitas palavras sem saber em que ocasião elas devem ser utilizadas, não é mesmo?

  7. 7

    Outra opção são os cursos de inglês pagos pela Internet. Alguns deles, como o Open English e o Englishtown, contam com um conteúdo multidisciplinar gerado especialmente para o aprendizado dos internautas. Esses serviços possuem uma plataforma online na qual o aluno tem aulas com professores britânicos ou americanos, sem contar em outros atrativos como consultor pessoal e um software para melhorar a pronúncia. Open English: www.openenglish.com.br Englishtown: www.englishtown.com.br>

Dicas & Advertências

  • Para focar nos estudos online, evite estar conectado em outros sites, especialmente nas redes sociais. O Facebook e o Twitter são os reis da distração. Evite estar conectado com o celular. Para manter a concentração e fazer o estudo render, faça questão de estudar em um local reservado e silencioso. Estudar pela internet exige a mesma dedicação do que outras formas de aprendizado.
  • Estudar uma língua diferente da nossa é uma tarefa difícil, ainda mais quando feita de modo independente. Por isso, é importante estar bem focado(a) nos estudos e não desistir. O aprendizado de idiomas vai se consolidando naturalmente com o passar do tempo. A regularidade nos estudos é fundamental.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível