Atividades de inteligência musical

Escrito por stacey chaloux | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de inteligência musical
Crianças pequenas podem explorar a música com objetos comuns (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas na década de 1990, na qual identificou sete áreas em que os alunos melhor se conectam e processam informações. Uma delas é a inteligência musical, em que um aluno apresenta habilidades em composição e reconhecimento de tons musicais. Atividades que promovam a capacidade de audição e ligam a música a outras áreas podem melhorar a experiência de aprendizagem desses alunos.

Outras pessoas estão lendo

Explorando instrumentos

Atividades envolvendo música devem ser interativas. As crianças precisam de oportunidades para criar músicas, então permita que elas explorem simples instrumentos, como bateria, maracas, tamborins ou baquetas rítmicas. Os alunos podem aprender a contar enquanto tocam uma bateria, ou padrões, criando ritmos com seus instrumentos. Convide os estudantes a criarem seus próprios instrumentos usando materiais comuns. As crianças podem aprender sobre comparação e contraste discutindo os sons que os instrumentos produzem.

Bingo de sons

Os professores ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de audição usando a música na sala de aula. Uma maneira de aumentar essa capacidade é jogando o bingo de sons. Os alunos recebem cartões de bingo com imagens de objetos ou instrumentos familiares. O professor toca uma gravação do som de cada objeto ou instrumento e os estudantes ouvem cada som, cobrindo a imagem do objeto correspondente em seu cartão à medida em que ouvem. A primeira pessoa que cobrir todas as suas fotos ou marcar cinco em uma linha ganha o jogo.

Cantando juntos

Crianças são naturalmente atraídas para a música, por isso ela pode ser uma importante ferramenta para o ensino de novas habilidades. A música pode ajudar a desenvolver habilidades de linguagem, à medida em que os alunos recitam palavras familiares ou aprendem um novo vocabulário. As crianças aprendem a rimar palavras cantando canções e a música pode ajudar os alunos a memorizarem novos conceitos. As canções podem auxiliá-los na transição de uma atividade para outra e a se familiarizarem com a rotina de sala de aula. Acrescentar movimentos às músicas também pode envolver habilidades motoras, desenvolvendo ainda mais as habilidades das crianças de usar a música para se expressarem. O canto pode ser integrado a quase todas as matérias para permitir que os alunos com inteligência musical aprendam mais facilmente.

Escrevendo poesia ou músicas

As crianças com inteligência musical parecem encontrar e reconhecer padrões, ritmos e músicas em quase tudo o que ouvem. Os professores podem ajudá-los a se conectar às lições pedindo que criem um poema ou canção para o tópico que está sendo estudado. Organizando a informação em um ritmo, ela será mais significativa para os alunos com esse tipo de inteligência e eles se lembrarão dos conceitos mais facilmente. Peça aos estudantes que explorem diferentes gêneros musicais enquanto criam suas músicas, como o rap, a música clássica e o rock.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível