Mais
×

Aquaponia caseira

Atualizado em 22 novembro, 2016

A aquaponia, uma forma de hidroponia, é um modo de cultivar plantas sem usar o solo. Enquanto a hidroponia básica requer o uso de nutrientes que devem ser misturados e dados como comida às plantas, a aquaponia envolve um sistema completamente baseado em água, incluindo tanto vegetais quanto animais. Quando este estiver equilibrado, ambos suprem muitas das respectivas necessidades, resultando em um sistema praticamente independente.

A truta é um tipo de peixe que pode ser criado em um sistema aquapônico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Aquaponia básica

Os animais, geralmente peixes, além de outras criaturas aquáticas, vivem em uma parte do sistema e são alimentados com uma dieta normal. Os resíduos que produzem circulam através desse sistema e por outro contêiner que mantém as plantas. Elas usam os nutrientes proporcionados pelo produto dos resíduos dos animais e, nesse processo, limpam a água adequada à vida dos animais. É praticamente um sistema fechado, mas fatores externos são introduzidos pelo alimento proporcionado pelos membros da fauna e parte do conjunto é removido assim que as plantas são colhidas, porém, elas sempre são substituídas por novas.

Plantas

Quase qualquer tipo de planta pode ser cultivada em um sistema aquapônico, mas ele é especialmente benéfico para as verduras, incluindo alface, ervas e espinafre. Tomates, pimentas e melões também podem crescer nesse conjunto, apesar de precisarem de algum suporte à medida que ficam maiores. Outros vegetais que se desenvolvem bem nessas condições são morangos e feijões. Como regra geral, tudo o que pode ser cultivado em um sistema hidropônico também pode em um aquapônico.

Peixe

Diversos tipos de peixe são populares em sistemas aquapônicos caseiros. Muitas pessoas usam peixinhos-dourados, que são baratos e fáceis de ser obtidos. Porém, para os que desejam pescar os animais e também produzir a partir de seus sistemas, o bagre, a truta e a tilápia são boas opções. No momento da escolha, o tamanho do contêiner e a temperatura da água são fatores importantes. Quando o custo da alimentação também é levado em consideração, a tilápia é a favorita, porque pode comer todos os tipos de alimentos, incluindo restos de grama e algas.

Contêineres

Quase qualquer coisa que armazene água pode ser usada para um reservatório aquapônico caseiro. Tonéis grandes de plástico, usados para transportar melado e outros produtos alimentícios, são especialmente populares, pois podem ser cortados no meio para se fazer um par de tanques de um bom tamanho. Qualquer material que possa lixiviar o abastecimento de água, como geralmente é o caso de tanques de metal, devem ser forrados com um plástico reforçado, específico para alimentos, antes de ser usado. Barris plásticos, bandejas e até mesmo piscinas infantis já foram usados com sucesso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article