Por que o meu aquário continua sujo depois de limpá-lo?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o meu aquário continua sujo depois de limpá-lo?
Sem problemas de sujeira para este peixe (no fishing image by Rick Sargeant from Fotolia.com)

Água suja ou escura em aquários pode ser causada por vários fatores, dependendo da cor da turvação, do tempo em que a água tem estado turva e de como o peixe ou as plantas reagem à turbidez. Esta pode estar por toda a água ou somente em certas áreas do aquário.

Outras pessoas estão lendo

Cor

Se as sujeiras são da mesma cor que o cascalho, então a limpeza deste fez com que a poeira se espalhasse. Isso deve se resolver em poucas horas. A turbidez esverdeada ou avermelhada indica o crescimento repentino de algas e isso precisa ser tratado. Sujeiras de cores brancas, cinza-pérolas ou amarelas muito pálidas frequentemente indicam crescimentos repentinos de bactérias chamadas flores bacterianas e também precisam ser tratadas. Sujeiras marrons, semelhante a uma xícara de chá fraco, podem vir de todas as decorações de madeira do aquário.

Significado

Água suja causada por algas ou por flores bacterianas pode potencialmente matar os peixes e as plantas vivas em um aquário. As algas e as bactérias consomem o oxigênio vital da água. Se deixadas, as algas ou as bactérias se desenvolvem a ponto de consumir todo o oxigênio do aquário, mesmo se houver uma pedra de ar e filtro em execução. Simplesmente não haverá teor de oxigênio suficiente na água para manter os peixes vivos. Se os peixes estão ofegando na superfície do aquário e parecem apáticos, eles estão em busca de oxigênio e precisam de ajuda imediatamente, segundo o "Solucionador de problemas do Freshwater Aquarium".

Causas

As algas normalmente estão presentes na água do aquário e por isso não podem ser removidas por completo, mas muita luz e um aumento da decomposição da matéria orgânica pode fazer com que as algas cresçam mais rapidamente. Flores bacterianas são causadas por peixes em decomposição, plantas ou restos de comida de peixe, os quais as bactérias comem. Muitos tipos de bactérias também estão normalmente presentes na água do aquário, mas elas vão se reproduzir rapidamente quando uma grande quantidade de comida estiver disponível para elas.

Tratamento

Descubra a origem da matéria orgânica em decomposição. Certifique-se de que as plantas vivas estão realmente vivas. Verifique se nenhum dos peixes está faltando. Cadáveres de peixes podem ficar debaixo de decorações ou presos em uma mangueira do filtro. Diminua a quantidade de comida dada aos peixes no caso de eles não estarem comendo tudo. Realize uma alteração parcial da água de cerca de um quinto do aquário a cada 12 ou 24 horas até a turbidez desaparecer. Raspe quaisquer algas das paredes do aquário ou das decorações imediatamente antes da mudança parcial da água de modo que a maioria das algas possam ser sugadas com o sifão de limpeza.

Aviso

Apesar de muitos produtos químicos disponíveis em pet shops afirmarem limpar instantaneamente a água turva, muitos deles não funcionam. Eles não removem o material que está alimentando as algas ou as bactérias. Produtos químicos que matam as algas, ou algicidas, também podem matar as plantas vivas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível