Que tipo de armação preciso para lentes multi ou bifocais?

Escrito por rose mathews | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de armação preciso para lentes multi ou bifocais?
As lentes multifocais são às vezes necessárias depois dos 40 (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Se você está precisando de lentes bifocais ou multifocais, é porque provavelmente já passou dos 40. É nessa faixa etária que podemos desenvolver presbiopia, condição em que o olho perde a sua elasticidade, a habilidade de focar a visão. A má notícia é que você deverá então comprar óculos que acomodem essa nova condição. A boa notícia é que a sua seleção em armações não é limitada. Você ainda pode escolher armações estilosas e que combinem com o seu estilo de vida.

Outras pessoas estão lendo

Lentes multifocais

Na versão mais básica, uma lente multifocal é formada por dois segmentos. A parte mais inferior da lente ajuda o olho a focar em objetos que estão próximos, enquanto o resto da lente ajuda com objetos distantes. Esse tipo de lente, com dois pontos de foco, são conhecidas como bifocais. Lentes com três ou mais segmentos — um ponto de foco para perto, um para longe e um para objetos em uma distância intermediária — são conhecidas como multifocais.

Lentes progressivas

Uma lente mais moderna, que não apresenta as marcações associada com bi e multifocais, são chamadas de "progressivas". Com elas, a diferença entre os pontos de foco é gradual e imperceptível. Uma grande vantagem nesse tipo de lente é que não há linhas visíveis separando os segmentos — você pode manter uma aparência jovem e não aparentar estar usando lentes multifocais. Outra vantagem é que você evita "pular de imagem" — seus olhos podem cansar e ficar tensos com a troca constante de ponto de focus, o que leva à náusea.

Armações depois dos 40

Mais importante do que escolher uma armação que acomode a lente multifocal, é escolher uma armação moderna, estilosa e prática para o dia-a-dia. As armações coloridas dão aparência jovem e podem acentuar a cor do seu olho. Os estilistas especializados em armações recomendam escolher uma opção com tons de azul para acentuar olhos azuis, por exemplo. As armações escuras e pesadas fazem o ótimo serviço de tirar a atenção de seus pés de galinha.

Armações para cada tipo de rosto

Você pode economizar tempo e frustração descobrindo qual é a forma do seu rosto antes de ir até a ótica. Se você souber que estilo de armação funciona melhor com o formato do seu rosto, poderá eliminar as armações cara que provavelmente se arrependeria de comprar. A armação deve contrastar com o formato do seu rosto. Se seu rosto for quadrado, não escolha armações quadradas ou com ângulos muito acentuado, já que essas formas acentuarão os ângulos do seu rosto. Ao invés disso, escolha armações arredondadas, que irão suavizar as linhas do seu rosto. Preste atenção também no tamanho da armação. Apesar de você buscar por contraste no formato da sua armação, o tamanho deverá harmonizar com o seu rosto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível