Como escrever um poema paródia

Como escrever um poema paródia

Poesie image by KMS from Fotolia.com

Paródias surgem de várias formas. De filmes como "Todo mundo em pânico" e "Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!" a todas as músicas do Weird Al Yankovic, elas divertem a audiência e a levam a refletir sobre o tema. Até mesmo os poemas literários mais reverenciados podem inspirar outros poetas a acordar seu senso de humor e criar suas próprias versões de outros trabalhos. Comece escolhendo um poema que você verdadeiramente ame, para escrever sua própria paródia.

Step 1

Escolha um poema como fonte de inspiração. A obra original pode ser clássica ou contemporânea, mas poesias popularizadas funcionam melhor. O ideal é que você tenha na memória partes do poema original.

Step 2

Estude o estilo e a musicalidade da poesia escolhida. Tome notas acerca do seu esquema rimático, que é o padrão de rimas usado ao longo da obra. Há uma rima diferente a cada dois versos, qualquer outro verso rima com algum outro ou as palavras de uma mesma frase poética rimam? Não se esqueça de prestar atenção à métrica — a maneira com que são dividas as sílabas átonas e tônicas — da poesia original. Sua paródia deve imitar esses elementos.

Step 3

Escolha um tema para sua paródia que a diferencie da forma original. Quanto maior a diferença, melhor. Por exemplo, considere Weird Al transformando a música "Like a Virgin" ("Como uma virgem"), de Madonna, em "Like a Surgeon" ("Como um cirurgião"). Ao escolher um tópico em voga para a paródia, Weird Al adiciona humor mantendo um tom de brincadeira, em vez de crítico.

Step 4

Faça o rascunho de sua paródia usando tanto o tema de sua preferência quanto à métrica, rima e linguagem da obra original.

Step 5

Leia seu poema paródia em voz alta. Pergunte a si mesmo se ele tem a fluidez e o ritmo do original, se tem um tom divertido e se te faz rir. Se não, tome notas de qual parte da paródia está com problemas e revise-a, caso seja necessário.

Step 6

Deixe seu poema de lado por alguns dias, para depois lê-lo novamente com novos olhos. Novamente, pergunte a si mesmo se ele remete ao original de uma forma divertida e engraçada. Se não, revise mais uma vez.

eHow Brasil
×