Mais
×

Como armazenar flocos de fermento biológico

Atualizado em 13 abril, 2018

Mercados de alimentos naturais vendem flocos de fermento biológico a granel. Visto que ele é usado como um aditivo e tempero à comida, é improvável que você use uma grande quantidade dele em um curto espaço de tempo. Armazená-lo de forma saudável é fundamental; aqueles sacos de alimentos frescos do mercado não vão funcionar. Recipientes de vidro herméticos simples ou sacos para congelamento ajudam a manter seu fermento biológico fresco e saboroso por um longo tempo.

Instruções

Potes herméticos são perfeitos para armazenar flocos de fermento biológico (food canisters image by Brandon Wagner from Fotolia.com)
  1. Meça a quantidade de fermento que você poderá usar no próximo mês ou em poucas semanas. Coloque essa quantidade em um recipiente com uma tampa que pode ser vedada, como o tipo comercializado com queijo ralado. Use um funil de boca larga ou uma folha de papel enrolada para evitar derramamento.

  2. Despeje o restante de seu fermento biológico em grandes potes herméticos, de preferência de vidro. Vede a tampa. Se desejar, rotule os recipientes com fita adesiva ou escreva "fermento biológico" e a data em um pedaço de fita adesiva e coloque-o no recipiente. Coloque os recipientes em local fresco, seco ou no balcão distante da pia.

  3. Determine se você vai usar todo o fermento no recipiente dentro de seis meses. Senão você pode armazenar um pouco no freezer. Despeje um pouco em sacos para congelamento. Aperte o ar para fora deles e os lacre. Armazene os sacos no freezer para uso posterior. O fermento biológico tem uma vida útil de até dois anos, se armazenado em um recipiente hermético em um lugar fresco e seco e cerca de um ano após a abertura, nas mesmas condições. Ele durará um pouco mais no freezer.

Dicas

  • Frascos com tampas, como os de queijo parmesão, também são bons para armazená-lo.
  • Os recipientes de plástico também podem ser usados, mas os de vidro são melhores para manter os odores e produtos químicos longe do fermento.
  • Não é necessário armazená-lo à temperatura ambiente. Ele vai ficar bom na geladeira também. Certifique-se de que seja mantido com fechamento hermético para impedir a entrada de odores. Se você o armazenou na geladeira, não reverta para mantê-lo no balcão, uma vez que pode ter entrado umidade. Coloque qualquer fermento nutricional de volta na geladeira quando terminar de usá-lo.

Aviso

  • Sempre o armazene em um lugar seco. O tempo úmido pode criar umidade dentro do saco ou frasco.
  • Se armazená-lo no congelador, mantenha-o longe de alimentos com cheiro forte, como peixes, pois pode pegar os odores. Você pode embrulhar duplamente o fermento (ou o peixe), se necessário.
  • É melhor não armazenar o fermento em sua embalagem original, pois ela não é hermética. Os sacos a granel, tais como os encontrados na seção do produto, rasgam facilmente e podem ser tentadores para os animais na casa.

O que você precisa

  • Potes herméticos de armazenamento
  • Sacos plásticos de congelamento com fecho hermético
  • Jarro com tampa que lacra
  • Funil de boca larga
  • Folha de papel limpa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article