O aroma do jardim-da-noite

Escrito por daniel ridge | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O aroma do jardim-da-noite
O cheiro de jasmim-da-noite é reconhecido em todo o mundo (she smells the jasmine flowers image by Alexandra Gnatush-Kostenko from Fotolia.com)

Como um perfume e como flor, a profunda fragrância frutal do jasmim-da-noite (dama-da-noite) é um dos aromas mais rapidamente reconhecidos em todo o mundo. Originária da Índia, a flor do jasmim se espalhou há uns 3.000 anos por toda a China e Egito, muito antes da civilização da Europa e no Novo Mundo. Esse contexto cultural e histórico é a razão pela qual este cheiro tem sido considerado exótico e até mesmo sensual.

Outras pessoas estão lendo

Perfume e fragrância corporal

O jasmim-da-noite tem sido usado como um perfume e fragrância corporal a milhares de anos. Hoje, a multibilionária indústria perfumista capitalizou este aroma tão popular. Os perfumes de jasmim-da-noite podem ser produzidos em massa organicamente a partir de óleos essenciais, aromas sintéticos ou uma combinação dos dois. Também é possível fazer um perfume caseiro natural de jasmim-da-noite com alguns ingredientes básicos.

O aroma do jardim-da-noite
Flor de Jasmim (Jasmin image by Ralf Wende from Fotolia.com)

Criando fragrâncias

É raro que qualquer perfume seja feito a partir de um único óleo essencial ou perfume sintético. Combinações de cheiros permitem aromas mais complexos, enquanto fragrâncias puramente sintéticas podem produzir um odor marcadamente químico. Os óleos essenciais podem ser produzidos através do processo de destilação ou por meio de solventes químicos, os quais podem, por vezes, persistirem na fragrância final. No entanto, ambos os processos frequentemente destroem os odores mais voláteis, ou frágeis, deixando um perfume menos definido para o perfumista trabalhar.

O aroma do jardim-da-noite
Os bouquets de perfumes mais complexos consistem de uma mistura de vários óleos essenciais diferentes (perfume woman image by Liu xiang from Fotolia.com)

Um perfume versátil

O perfume do jasmim-da-noite é facilmente encontrado em sabonetes, hidratantes e xampus, para não falar em desodorizantes domésticos e purificadores de carro. Segundo historiadores, a flor era frequentemente plantada perto de banheiros e latrinas antes de existir água corrente disponível. Em Nova Orleans, por exemplo, onde a planta se desenvolve, a flor perfumada foi plantada por toda a cidade para disfarçar o cheiro de esgoto.

O aroma do jardim-da-noite
O jasmim é usado geralmente em loções de banho e produtos para o corpo (soap image by Tom Davison from Fotolia.com)

Símbolos do jasmim

Em persa, jasmim significa "presente de Deus", enquanto na Índia é descrito como a "Rainha da Noite", porque sua fragrância é liberada depois que o sol se põe. Na China, o cheiro do jasmim está associado à felicidade e elegância, bem como as qualidades femininas de doçura e beleza. Embora seja muitas vezes considerado sensual nas culturas orientais, na Inglaterra vitoriana, foi associado à timidez e à modéstia bem como graça e elegância.

O aroma do jardim-da-noite
A flor de jasmim é um importante símbolo para muitas culturas pelo mundo (senteur d'asie image by Anthony CALVO from Fotolia.com)

Aromaterapia e medicina

O jasmim-da-noite além de amplamente conhecido como uma flor de agradável fragrância, tem sido utilizada ao longo da história tanto na aromaterapia quanto na medicina tradicional. A medicina ayurvédica utiliza óleos essenciais de jasmim para tratar a tensão pré-menstrual bem como para tratar cólicas uterinas. Suas propriedades adstringentes permitem sua aplicação no tratamento de pele inflamada, dores de garganta e úlceras na boca. Seu aroma é conhecido por acalmar as emoções, restaurar a confiança e otimismo e pode também servir como um afrodisíaco.

O aroma do jardim-da-noite
A flor de jasmim tem usos aromaterapêuticos assim como usos medicinais (aromatherapy image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível