Como fazer arranjos de flores

Escrito por jolene hansen | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer arranjos de flores
Os ranúnculos preenchem com pétalas, mas são discretos no odor (LiliGraphie/iStock/Getty Images)

Reconhecer alguns elementos básicos de desenho — como ponto central, alinhamento e preenchimento — possibilita uma base criativa para arranjos de flores. No entanto, a beleza e o equilíbrio não são as únicas considerações. Fragrâncias de flores naturais criam dimensões que se estendem além da visão. Elas evocam a memória, intensificam as experiências, têm efeito sobre o humor e afetam o bem estar. Como os perfumes de uso pessoal, esses aromas merecem uma seleção intencional. Juntar fragrâncias concorrentes ou deixá-las ao acaso poderá resultar em um arranjo decepcionante. Em vez disso, crie buquês com aromas centrais e com os fins pretendidos em mente.

Simples e sem aroma

Uma surpreendente quantidade de flores preferidas para os arranjos têm pouco ou nenhum aroma. Quando as circunstâncias exigem arte sem odor, existem muitas possibilidades. Ranúnculos ou anêmonas coloridos são unidos a tulipas ou lisiantos para trazer a elegância e a simplicidade inodora à tona. As rosas vermelhas de caule longo também raramente são perfumadas porque os cultivadores sacrificam a fragrância em prol do requinte, da vida no vaso e da forma. Utilize esta qualidade a seu favor em buquês alegres para pessoas alérgicas ou que estejam recuperando-se de alguma doença. Este tipo de arranjo também é adequado para espaços públicos e locais de trabalho, onde odores fortes podem distrair ao invés de agradar.

Como fazer arranjos de flores
Tulipas coloridas e anêmonas satisfazem a visão sem exalar perfumes (val_th/iStock/Getty Images)

Sutil e tranquilizante

As clássicas rosas de jardim conservam as fragrâncias que muitos tipos modernos perderam. As rosas cor de creme sempre oferecem aos arranjos delicados toques de baunilha e as flores rosas podem ser acompanhadas por salpicos suaves de canela. Pequenas rosas spray oferecem aromas discretos que criam ambientes privados e tranquilos. Utilize as rosas de jardim com ou sem decoração. Arrume-as sozinhas ou enfeite o buquê com flores secundárias. Ervilhas-de-cheiro levemente perfumadas adicionam fragrâncias sutis sem intromissão. A mistura de raminhos de lavanda oferece uma aromaterapia relaxante em um vaso — bem adequados para ramalhetes de cabeceira. Pequenas flores de camomila parecidas com margaridas acalmam com um efeito semelhante.

Como fazer arranjos de flores
Rosas de aromas suaves combinam com ramos de lavanda para formar um buquê calmante de cabeceira (Geranija/iStock/Getty Images)

Fresco e floral

Se a chuva de primavera tivesse uma fragrância, seria de peônia. Essas flores suntuosas oferecem aromas frescos e tonificantes, que os perfumistas denominam de "verde". Eles variam em profundidade e força, mas raramente se dissipam. Em vez disso, atraem e recompensam as pessoas que se aproximam e inspiram fundo. Utilize as peônias em mesas românticas, onde a fragrância fresca não se confundirá com os aromas culinários. Combine sua beleza com flores levemente perfumadas ou inodoras que não prejudiquem o aroma floral delicado. O flexível lisianto adiciona encanto e movimento aos arranjos elegantes de peônia. Raminhos de hortelã, orégano, alecrim ou bagas acrescentam charme a essas flores e criam refeições aromáticas.

Como fazer arranjos de flores
Peônias exuberantes levam fragrância para decorações elaboradas ou informais (travnikovstudio/iStock/Getty Images)

Doce e cítrico

As frésias dão aos arranjos uma fragrância doce e abundante com tons cítricos fortes. Em cores únicas ou misturadas, os buquês feitos apenas com essa flor combinam elegância e aroma. Como uma jarra de suco fresco, as frésias despertam os sentidos da manhã. Utilize este aroma para começar bem o dia em cozinhas e mesas de café da manhã. Normalmente usadas como preenchedoras florais, sua fragrância domina. Arranje-as sozinhas ou com flores com aromas complementares. Arrume da melhor forma que preferir. Os perfumes das frésias variam pela cor, mas as amarelas e cor de creme raramente decepcionam. Acrescente rosas, cravos ou flores verdes quase inodoros, mas sempre deixe as frésias dominarem o olfato.

Como fazer arranjos de flores
Frésias douradas intervêm com um doce aroma cítrico entre flores menos perfumadas (studioportosabbia/iStock/Getty Images)

Forte e picante

Algumas fragrâncias florais poderosas pedem certo cuidado. Em áreas externas, os lírios orientais e os jasmins árabes preenchem jardins inteiros com seus aromas. As pessoas amam ou odeiam os seus perfumes fortes em arranjos. Os lírios Casablanca e Stargazer causam alergias em algumas pessoas. Em espaços fechados, eles incomodam até seus entusiastas, se usados em exagero. No entanto, alguns poucos lírios arrumados com flores sutis ou inodoras proporcionam um odor rico e doce. Equilibre aromas de lírios ou jasmins com cravos levemente perfumados e flores inodoras, como as tulipas. Disponha estes arranjos intensamente perfumados em ambientes abertos, onde o prazer passa a ser uma escolha pessoal.

Como fazer arranjos de flores
Tulipas inodoras equilibram o aroma intenso e picante de lírios Stargazer (Lindsay Swantek/iStock/Getty Images)

Terroso e amadeirado

Nem todas as fragrâncias fortes devem ficar sós. Algumas fundem-se em complexos aromas agradáveis quando arrumadas com aromas complementares igualmente potentes. O forte almíscar do jacinto-roxo equilibra-se com o aroma robusto de pinho dos ramos de eucalipto para completar uma mistura terrosa e amadeirada agradável. O goivo, fortemente perfumado, normalmente é usado para dar volume e aroma adicional de cravo-da-índia aos buquês, proporcionando um fundo floral perfumado. Junte estes aromas fortes de forma que nenhum deles predomine. Pendure os arranjos terrosos e amaneirados sobre lareiras ou prateleiras, onde suas fragrâncias complexas podem se dispersar facilmente para serem apreciadas à distância.

Como fazer arranjos de flores
Os jacintos-roxos intensamente perfumados podem ser arrumados com flores complementares de aroma forte (nattavutluechai/iStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível