Como fazer arranjos com hortênsias

Escrito por emily maggrett | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer arranjos com hortênsias
Hortênsias rosas são produzidas em condições ácidas de crescimento (hydrangea image by L. Shat from Fotolia.com)

A Hydrangea macrophylla, também conhecida como hortênsia, goza de tradicional popularidade. Suas grandes flores, que têm tons de azul, rosa, verde, branco e púrpura, são o xodó de paisagistas e entusiastas de jardinagem. As hortênsias também compõem excelentes buquês, pois são bastante chamativas visualmente e duram por um tempo surpreendentemente longo. Elas combinam bem com outros tipos de flores, mas mesmo sozinhas podem formar belos arranjos. Corte regularmente suas hastes para os arranjos parecerem frescos por mais tempo.

Outras pessoas estão lendo

Brinque com as cores

As hortênsias podem oferecer chocantes aglomerados coloridos. Para destacar o belo frescor dessas flores, misture-as com outras de mesma cor. Quando elas têm tons semelhantes, a vivacidade das hortênsias será realçada enquanto a bela textura é exibida. Combine as azuis com lupinas e delfinos, as rosadas com rosas chá e cosmos, as verdes com heléboros e samambaias, as brancas com peônias, narcisos e clêmatis, e as púrpuras com hiacinto, íris e açafrões.

Essas flores também ficarão bonitas se combinadas com flores e folhagens de cores contrastantes. Combine hortênsias azuis com ásteres alaranjados e tulipas brancas, as rosadas com eucaliptos e dálias marrons, as verdes com marmeleiros, as brancas com malvas e as roxas com margaridas e narcisos.

Contrastes interessantes podem ser obtidos ao combinar hortênsias de várias tonalidades diferentes. Para fazer um buquê arco-íris, coloque vários tipos de hortênsias em um único buquê.

Como fazer arranjos com hortênsias
Essas hortênsias verdes e brancas ficam ainda mais belas quando combinadas com botões e folhagens amarelos ou de um branco leitoso (hydrangea 3 image by black_magnolia from Fotolia.com)

Brinque com as formas

As hortênsias podem ser colocadas em buquês de várias formas diferentes. Se você cortar as hastes dessas flores em tamanhos distintos, pode formar abóbadas que ficam ótimas em vasos resistentes de pescoço largo, mas que também podem ser colocadas em bandejas de porcelana. Para obter um efeito inusitado, coloque uma só haste de hortênsia em um jarro em forma de sino, para que ela pareça que está em uma exibição botânica. Hastes de hortênsias podem ficar bonitas quando colocadas em vasos de vidro de vários formatos e agrupadas em fileiras ou círculos. Use ramos jovens em vasos pequenos para enfeitar mesas em situações formais.

Para fixar buquês mistos que contenham hortênsias, use isopor de floricultura. Ele irá permitir controlar a que ângulo cada flor será exibida. Agrupe as hortênsias no meio dos buquês mistos e enfeite-as com flores mais altas de formatos contrastantes. Coloque flores com gavas na base para conferir um visual de época do século XIX. Para uma peça de centro sofisticada, combine hortênsias de diversas idades -- botões, vivas e secas. Isopor também pode ser utilizado para dar forma às coroas e guirlandas desse tipo de flor.

Como fazer arranjos com hortênsias
Essas hortênsias rosas ficaram lindas, agrupadas em um pequeno jarro (Hortensia sur la table image by Francis Lempérière from Fotolia.com)

Mexa com o ambiente

A maneira em que você exibe as hortênsias é quase tão importante quanto a forma em que você as arranja. Elas irão se adaptar bem a vários recipientes, desde vasos de cristal cortado a velhas garrafas de leite. Combinar a cor da hortênsia com o vaso gera um efeito monocromático bastante chique, mas elas também irão brilhar quando colocadas em vasos que influem na aparência de suas cores. Coloque hortênsias azuis em vasos de barro amarelo e as rosas em pequenos vasos de porcelana marrom.

Essas flores podem embelezar qualquer ambiente, mas o ambiente também pode realçar a beleza delas. Experimente combinar buquês à decoração do local, colocando hortênsias púrpuras em cômodos brancos e roxos ou as rosadas de frente a fundos cremes.

Como fazer arranjos com hortênsias
Esse buquê de hortênsias amareladas e brancas mostram a estrutura alongada e delicada da planta com o vaso de vidro transparente, gerando uma justaposição chamativa (raceme of white hydrangea in glass vase isolated on white image by vnlit from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível