Artesanato de bonecas kokeshi em papel

Escrito por sarah zlockie | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanato de bonecas kokeshi em papel
Um papel comum pode se transformar em lindas bonecas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Bonecas "kokeshi" são uma arte popular no Japão e têm sido feitas ao longo dos séculos. Tradicionalmente feitas de madeira, estas bonecas eram cuidadosamente trabalhadas por talhadores de madeira no século 19 como lembranças para turistas e visitantes, embora também seja especulado que elas tenham se originado a partir das ferramentas de madeira usadas por massagistas em fontes termais. Hoje, as bonecas "kokeshi" de papel são uma arte popular feita por crianças de todo o país em escolas e ambientes sociais e são uma marca registrada do artesanato japonês.

Outras pessoas estão lendo

Significado

Estas bonecas são um elemento da tradição e história japonesa, já que evoluíram a partir de modelos simples vendidos aos turistas a mais de um século atrás, como brinquedos especiais para crianças a lembranças artesanais, ainda procuradas hoje em dia. A palavra "kokeshi" em si é uma mistura de termos dado às bonecas de madeira feitas ao longo do tempo. Acredita-se que as estas bonecas eram um sinal de significado espiritual e concediam desejos de boa saúde para as crianças.

Aparência

Frequentemente feitas de madeira, estas bonecas têm cabeças enormes, quimonos coloridos e rostos elaboradamente pintados. Nos últimos tempos, as "kokeshis" também se tornaram populares e o artesanato em papel pode ser feito com cartolina grossa dobrada nas extremidades, para permitir que a boneca fique em pé após sua conclusão. Algumas bonecas são mais elaboradas e têm pernas, cabelos e até mesmo chapéus, enquanto as mais tradicionais têm corpos cilíndricos, sem braços e pernas e quimonos específicos, típicos do local do fabricante da boneca.

Colecionando

Como os materiais usados para fazer essas bonecas são comuns e baratos, colecionar bonecas "kokeshi" é um passatempo popular para adultos e crianças. Muitas vezes, as bonecas são passadas através das gerações, o que aumenta seu próprio significado especial e importância. Qualquer coleção de bonecas mostra a bela obra de dezenas de artistas, indo do artesão profissional às crianças aspirantes a artistas e seu pequeno tamanho permite que a coleção chegue às dezenas.

Outros trabalhos em papel

Além das bonecas, designers relacionados às "kokeshis" evoluíram e envolvem muitos outros produtos de papel, incluindo blocos, marcadores e quebra-cabeças. Estes projetos muitas vezes retratam as bonecas de forma mais moderna e são voltados para as crianças, pintados com cores brilhantes e vivas e expressões alegres. Esses projetos são usados com frequência como atividades sociais nas escolas e como projetos para o material escolar das crianças. Bonecas e desenhos inspirados nas "kokeshis" cruzaram os oceanos e tornaram-se um artesanato popular e objetos de coleção na Europa e nas Américas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível