Educação e ciência

Lista de ferramentas neolíticas de pedra

Escrito por rick waugh | Traduzido por joan diaz
Lista de ferramentas neolíticas de pedra

Artesanato com pedras neolíticas gerou uma variedade de ferramentas

Photos.com/Photos.com/Getty Images

A Era Neolítica foi, aproximadamente, algo entre 10.000 a 3.000 anos atrás. Foi o início do fim da Idade da Pedra, quando o cobre foi usado pela primeira vez, e o início de um modelo de moradia e agricultura organizada. Ferramentas de pedra eram comuns, mas começaram a ficar mais sofisticadas, especializadas e costumavam ser polidas para um acabamento melhor. Rochas com alta percentagem de dióxico de silício (SiO2) eram as mais apropriadas para as ferramentas, pois uma batida forte fazia a rocha "descascar", deixando bordas afiadas.

Outras pessoas estão lendo

Raspadores

Raspadores são uma das primeiras ferramentas de pedra, encontrados em todos lugares onde os humanos viveram; bem antes do início da Era Neolítica. Os raspadores eram usados tanto para matar os animais como para separar a carne da pele. Estes peles seriam curadas para fazer couro. Um raspador é um pedaço plano de pedra com uma borda maior e levemente curvada. Esta borda é afiada ao bater e descascá-la com outra pedra.

Lâminas

Embora um raspador pudesse ser usado para cortar um animal, uma lâmina mais comprida e fina podia ser inserida mais profundamente dentro de uma carcaça ou cortar ao longo de um osso, e funcionaria melhor para as frutas e verduras de uma vida com base na agricultura. Estes instrumentos, porém, são mais difíceis de se fazer do que os raspadores, pois ao bater a rocha para deixá-la mais fina, é fácil parti-la ao meio.

Flechas e lanças

Flechas e lanças são uma forma mais sofisticada do que simples raspadores e lâminas. Não só tinham uma ponta mais delicada; como moldar a extremidade para encaixar na haste e fazer protuberâncias para segurarem as amarras da ponta no lugar, exigiram um novo grau de cuidado e precisão.

Machados

O machado de pedra polida é considerado uma das evoluções mais importantes da era Neolítica. Assim que o machado era moldado, outra pedra era usada para afiá-la bem. Os machados tornaram mais fácil a limpeza do solo, permitindo o desenvolvimento da agricultura. Eles também eram armas eficientes, e acredita-se que muitos foram feitos pra serem usados contra inimigos ao invés de árvores. A necessidade de se proteger levou a uma vida mais centralizada na aldeia, dentro de muros altos.

Enxós

O enxó é uma ferramenta de trabalho com madeira. É uma lâmina plana presa a um cabo, similar a um machado, com a diferença que a lâmina está virada horizontalmente, como uma enxada. Ao atingir um pedaço de madeira, ela retira uma lasca. Era e ainda é usado em culturas que fazem canoas esculpidas, pois é um dos métodos mais rápidos de escavar uma tora. Um enxó maior também serve muito bem para cavar, retirar raízes e preparar o solo para o plantio.

Martelos e cinzeis

Cinzeis eram feitos prendendo um pedaço afiado de pedra na ponta de um bastão firme. Os martelos eram feitos arredondando uma pedra, e perfurando-a ou criando um entalhe ao redor da parte externa, para fixar a cabeça a uma manopla ou cabo, usando cordas ou encaixes. Martelos eram mais usados com os cinzeis para trabalhar madeira, embora a diferença entre um martelo e um tacape seja apenas o uso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media