Mais
×

Como assar alimentos envoltos com argila

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas culturas primitivas cozinhavam seus alimentos na argila que compõe os solos. Envolver os alimentos em argila antes de enterrá-los em brasas, enclausura o calor e a umidade e evita que eles queimem. A técnica é boa para acampamentos, pois é possível organizar a refeição, colocá-la nas brasas e esquecê-la enquanto pesca ou faz uma caminhada. Quase qualquer tipo de alimento pode ser cozido em argila, desde carnes e legumes até ovos.

Instruções

Aprenda a cozer alimentos em argilas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque lenha no chão (em um círculo de pedras para evitar que o fogo se disperse) e faça uma fogueira. Deixe a lenha queimar até se transformar em brasas.

  2. Tempere os alimentos e envolva-os com o papel alumínio.

  3. Usando a pá, cave até alcançar o subsolo de argila. Ao contrário do solo da superfície, a argila é espessa e pegajosa, mantendo a sua forma facilmente. Retire argila suficiente para cobrir o papel alumínio com uma camada de 2,5 cm. Se necessário, adicione água à argila para criar uma consistência mais lameada.

  4. Enterre os alimentos cobertos de argila a ao menos 2,5 cm de profundidade, assim que as brasas estiverem prontas. A comida estará pronta quando a argila endurecer e rachar, o que deve demorar entre 30 minutos e uma hora.

  5. Retire os alimentos das brasas, remova a argila e abra cuidadosamente o papel alumínio. Fique atento, pois a comida estará muito quente.

Dicas

  • É possível cozinhar um ovo na casca através desse método em cerca de 30 minutos. Faça um pequeno furo na porção maior da casca antes de envolvê-la em papel alumínio, de forma a aliviar a pressão durante o cozimento.

Aviso

  • Não use areias ou solos argiloso (com silte e outros agregados). Apenas a argila verdadeira funcionará nesse método de cozimento.

O que você precisa

  • Lenha
  • Alimentos (pequenos pedaços de carnes e legumes)
  • Sal
  • Temperos
  • Papel alumínio
  • Fósforos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article