Atividades para ajudar crianças a substituir pensamentos negativos por positivos

Escrito por erick kristian | Traduzido por marcella narvaes
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Atividades para ajudar crianças a substituir pensamentos negativos por positivos
Os pensamentos negativos podem às vezes ser um sintoma de um problema maior (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os pensamentos negativos são prejudiciais para a saúde e o bem-estar de uma criança, e é necessário descobrir a sua causa. Um profissional de saúde mental qualificado deve examinar crianças que são cronicamente depressivas ou que estão começando a ter pensamentos negativos. Contudo, para crianças que são normalmente felizes mas estão sendo um pouco negativas, é possível ajudá-las de várias maneiras a substituir pensamentos negativos por positivos.

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Conversando e aconselhando

Converse com a criança de um modo casual, relaxado e não confrontativo. Dissimuladamente, pergunte sobre o problema. Por exemplo, "O que há de errado com você?" é uma péssima maneira de fazer a criança se abrir. Ao invés disso, jogue um jogo silencioso com a ela e pergunte sobre quais são seus sentimentos e pensamentos. Diga que às vezes você se sente triste ou bravo também. Faça perguntas gentis que façam com que a criança se abra sobre seus pensamentos. Isso permite que você ofereça soluções e avalie o estado mental dela.

Valorização

Pensamentos positivos podem substituir pensamentos negativos através da valorização. Essa atividade funciona bem com adultos também e pode ajudar a colocar as coisas sob perspectiva. Peça para a criança falar ou escrever algumas das coisas pelas quais ela sente-se feliz ou agradecida. Se ela não conseguir pensar em nenhuma, então dê alguns exemplos de coisas que crianças gostam: amigos, sorvete, natação, jogos, avós. A criança logo descobrirá que há vários motivos para ela se sentir feliz. Diga o quanto você a ama e a valoriza.

Exercícios

Depressão e tristeza podem estar ligadas a níveis de substâncias químicas do corpo. Os exercícios físicos ajudam a liberar endorfinas e outras substâncias positivas que induzem a um estado feliz; o que também é ótimo para o estado de saúde geral da criança. Pratique um esporte com ela, faça uma caminhada, corrida ou ande de bicicleta. Faça algo que aumente a frequência cardíaca da criança por pelo menos 30 minutos.

Engajamento

As crianças podem, às vezes, ter pensamentos negativos quando isoladas, entediadas ou não engajadas com outras. Faça com que ela participe de um time, clube ou outra atividade. Elas precisam estar com outras crianças da mesma idade, praticando algo que gostam. Isso ajuda a estabelecer amizades saudáveis e a encorajá-las para participar de algo.

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