Conhecimento

Atividades de artes na educação especial

Escrito por lily mae | Traduzido por k. i. buss
Atividades de artes na educação especial

Alunos de educação especial se beneficiam tremendamente de atividades de arte.

arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com

Através da arte alunos aprendem a se expressar de maneira criativa, a valorizar os pontos de vista de outras pessoas e a ampliar sua imaginação. Atividades de arte podem auxiliar o desenvolvimento de habilidade motoras finas, expandir a consciência cognitiva e ajudar a consolidar a tolerância e aspectos sociais, além de aumentar a concentração. Elas também podem ter caráter terapêutico. Isso é benéfico para todos os alunos, aqueles com desenvolvimento considerado normal e em particular, para aqueles com necessidades especiais.

Giz Impermeável

arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com

Essa é uma atividade de arte simples que ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas e permite que os alunos se expressem de maneira criativa. A atividade também ajuda a autoestima já que não há uma maneira certa ou errada em criar o projeto. Forneça aos alunos giz de cera de cores claras e papel. Instrua-os a desenhar no papel da maneira que cada um quiser. Certifique-se de que eles desenhem colocando bastante pressão no giz de cera. Quando eles terminarem de desenhar, dê a eles tinta guache preta diluída e pincéis. Instrua-os a pintar sobre os desenhos de giz de cera, cobrindo todo o papel. Eles adorarão ver as lindas imagens que aparecerão através da tinta preta, já que a tinta não se adere ao giz.

Arte Musical

arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com

Alunos de educação especial expressam seus sentimentos através da arte com essa atividade. Distribua papel para desenhar, tinta aquarela, pincéis e copos de água. Comunique aos seus alunos que eles irão pintar enquanto ouvem música, transmitindo através de sua pintura, como a música os faz sentir. Ponha um CD que contenha vários tipos de música - clássica, jazz, rock, etc. Os alunos devem pintar enquanto ouvem a música. Peça que pintem um quadro diferente para cada música. Quando eles tenham terminado, pergunte a eles como a música os fez sentir. Por exemplo, se a música fez com que ficassem felizes, talvez eles tenham utilizado cores vivas, se a música fez com que se sentissem relaxados, talvez eles tenham criado linhas suaves com cores mais frias. Além de expressar seus sentimentos, alunos irão aprender a valorizar os sentimentos dos outros.

Bijuteria de Miçangas

arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com

Alunos desenvolvem a concentração, habilidades motoras finas e a autoconfiança com essa atividade. Adquira diferentes tipos de miçanga, essas podem ser encontradas já em conjuntos. Mostre a maneira que elas devem ser postas no cordão. Pergunte aos alunos se eles preferem fazer uma pulseira ou um colar e corte um cordão no comprimento necessário. Dê um nó em uma das extremidades e deixe os alunos criarem sua bijuteria, colocando as miçangas no cordão. Eles podem utilizar a quantidade e as cores que eles escolherem. Quando eles terminarem, amarre as extremidades. Os alunos podem orgulhosamente usar as bijuterias que criaram.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media