Educação e ciência

Atividades para o jardim de infância sobre porcos

Escrito por zora hughes | Traduzido por mariana nicolau
Atividades para o jardim de infância sobre porcos

Dê a oportunidade para as crianças verem porcos de verdade de perto em uma viagem ao campo

piglet pile image by sumos from Fotolia.com

Crianças pequenas adoram aprender sobre os animais, então uma unidade sobre porcos para a turma do jardim de infância poderia ser animadora e interessante para elas. Deixe tudo divertido fazendo artesanatos, lendo livros que tenham porcos como personagens e cante músicas relacionadas a eles. Incorpore informações sobre porcos de verdade também. Uma excursão para visitar esses animais pode ser o auge da unidade.

Outras pessoas estão lendo

Hora da história de porquinho

Comece a unidade com a história clássica "Os três porquinhos", que já foi reescrita por várias autores. Escolha uma versão mais infantil, que não inclua os porquinhos sendo comidos pelo lobo. Você também pode ler "O porquinho divertido", de Donaldo Buchweitz, sobre um porquinho que brinca o dia inteiro na lama, ou quaisquer outros livros. Você também pode escolher livros de não-ficção que fornecem informações reais sobre esses animais.

Porcos de mentira e de verdade

Recorte um porquinho gigante de um papel rosa. Fale com as crianças sobre porcos reais comparados aos porquinhos de mentira dos livros de histórias. Desenhe uma linha do meio para baixo no meio do porquinho gigante para dividi-lo parcialmente ao meio. Escreva "real" de um lado e "ficção" do outro. Pergunte se porcos reais usam roupas. Deixe uma criança levantar e apontar para qual tipo de porco que usa roupas, os reais ou os fictícios. Pergunte o que soa real que os porquinhos dos livros de história fazem. Você ouvirá um coral de oinc oinc, e poderá escrever isso no meio da linha divisória. Continue a fazer a lista e deixe o porquinho no mural.

Porquinho de prato de papel

Para esse artesanato, entregue um prato de papel de tamanho normal e outro de sobremesa, cartolina rosa, limpador de cachimbo rosa, dois olhos de plástico e um pincel. Coloque tigelas com tinta rosa na mesa e deixe as crianças pintarem os dois pratos de papel de rosa em ambos os lados. Deixe secar. Mais tarde, quando a tinta estiver seca, mostre como colar o prato menor, a cabeça, no prato maior, o corpo, em direção às beiradas do prato. Ajude as crianças a recortarem quatro pés de porco, um focinho redondo e duas orelhas triangulares usando a cartolina rosa e tesouras sem ponta. Cole duas pernas no prato menor e duas no maior; coloque o nariz no centro do prato de sobremesa, as duas orelhas na parte de cima e complete com os olhos. Fure cada prato maior na parte de cima e peça que os alunos amarrem o limpador de cachimbo para ser o rabo.

Excursão à fazenda

Finalize a unidade sobre porcos com uma excursão para uma fazenda ou zoológico próximo, onde as crianças possam interagir com os porcos. Incentive-as a fazerem perguntas ao fazendeiro ou ao guia sobre esses animais, e aproveite para fazer carinho e alimentá-los, se possível. Procure por filhotinhos de porco para mostrar à turma, se houver algum.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media