Atividades de matemática para os lados esquerdo e direito do cérebro na quarta série

Escrito por dan taylor | Traduzido por monica da costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de matemática para os lados esquerdo e direito do cérebro na quarta série
Atividades de matemática que desafiam tanto o lado direito quanto o esquerdo do cérebro darão a uma criança uma educação mais holística (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Pesquisas sugerem que os lados direito e esquerdo do cérebro têm papéis completamente diferentes e abordam problemas de formas diversas. Considerando que o lado esquerdo do cérebro lida com o pensamento racional e analítico e olha para as partes, o lado direito é mais intuitivo e subjetivo, olhando para o todo. Você pode utilizar uma série de atividades de matemática que ensinam a quarta série a usar ambos os lados de seus cérebros para resolver problemas.

Outras pessoas estão lendo

Frações em biscoitos

Use biscoitos para ajudar uma criança a aprender sobre frações, ensinando-a a compreender o conceito de divisão de forma holística, pedindo-lhe para analisar cada fração individualmente. Pergunte à criança o quanto você tem quando divide um pela metade. Dê-lhe um biscoito e diga que é "um". Peça que ela quebre-o ao meio para descobrir que um dividido por 1/2 é dois. Repita esse procedimento com outros números.

Perguntas de jujubas

Junte algumas cestas e coloque uma certa quantidade de jujubas de cores diferentes em cada uma. Anote a quantidade de cores em cada cesta de antemão, para que você não se esqueça. Em seguida, dê a seus alunos pistas sobre quantas cores há em cada cesta. Por exemplo, diga à criança que há 16 jujubas na cesta e metade delas são cor de rosa enquanto um quarto são amarelas. Peça para que ela descubra quantas há de cada uma. Isso dá uma experiência empírica da matemática para a criança.

Adivinhe o peso

Um jogo de adivinhação é uma boa atividade para o lado direito do cérebro e que tem elementos do lado esquerdo também. Para essa atividade, você terá de reunir uma série de pequenos objetos, como bastões de cola, canetinhas e borrachas, bem como uma pequena balança para pesagem e um saco plástico. Peça à criança que coloque pequenos objetos no saco plástico e, em seguida, adivinhe o quanto eles pesam em gramas. Pese os objetos para ver o quão perto o palpite da criança estava. Discuta os resultados para tentar entender porque objetos diferentes têm pesos diferentes.

Gráfico de barras sobre Olimpíadas

Ensine seu aluno da quarta série a ver os números holisticamente criando um gráfico de barras sobre um assunto, neste caso, os Jogos Olímpicos. Você precisará de uma cartolina branca, uma régua e algumas canetinhas. Faça a criança fazer uma pesquisa informal com seus colegas, professores e familiares para descobrir quais seus eventos olímpicos favoritos. Dê à criança uma cartolina branca e algumas canetinhas e ajude-a a criar um gráfico de barras com os dados coletados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível