Mais
×

A densidade do papelão corrugado

Atualizado em 17 abril, 2017

O papelão corrugado é um material muito comum encontrado em caixas usadas para empacotamento, armazenagem e transporte de mercadorias. É um papel que contém uma lâmina de papel pregueada entre duas placas de forro planas. Esse papelão foi projetado para ser mais denso e durável que outros produtos de embalagem.

Qual a densidade dessa caixa? (cardboard box image by MAXFX from Fotolia.com)

A densidade da caixa de papelão corrugado

Ao passo que é difícil obter uma densidade precisa sem conhecimento do tipo de papelão corrugado em questão, uma variação para papelão corrugado descompactado (ou papelão não esmagado ou compactado de outra forma) é de 30-90 km/m3. Essa é a massa do papelão dividida por seu volume.

Por que a densidade varia?

Existem diversos tipos de caixas corrugadas em uso atualmente, feitas de diferentes densidades. Há o papelão corrugado de face única (uma camada de cartão plano com uma camada de pregueado), o corrugado de dupla-face (uma camada de cartão plano, uma camada de pregueado e outra camada de plano) e dupla-face duplo (uma camada de cartão plano, camada de pregueado, camada plana, outra camada pregueada e então outra camada de plano), para citar alguns. Além disso, diferentes pesos de corrugação podem ser usados na caixa juntamente com papel de maior ou menor densidade, tornando difícil afirmar qual a densidade de um papelão corrugado sem saber o tipo específico.

Papelão corrugado em depósitos de lixo

A densidade do papelão corrugado também é determinada pelos fardos de papelão conduzidos ao depósito de lixo. Muitos dos que não são mais usados acabam em aterros. Caixas de corrugados desenfardados têm uma densidade de aproximadamente 150 kg por metro cúbico. Esses são papelões soltos. Os fardados estão combinados em maços com outras caixas corrugadas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article