Gastronomia

Atividades sobre a crosta terrestre com comida para alunos do quarto ano

Escrito por athena hessong Google | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
Atividades sobre a crosta terrestre com comida para alunos do quarto ano

Mostre as rachaduras da crosta terrestre com comida

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Faça atividades sobre a crosta terrestre com comida para os seus alunos do quarto ano, para inspirar a vontade de estudar geologia. Crie diversas maneiras de discutir e ilustrar as camadas da crosta terrestre. Faça ajustes em suas criações para focar em uma área com os seus alunos. A comida é uma maneira universal de ajudar os professores a instigar os alunos com os materiais de sala de aula.

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Método do ovo cozido

Para um método simples e barato de ilustrar a composição da Terra, utilize um ovo cozido. A casca do ovo é como a fina e dura camada da cobertura. A parte grossa e branca dentro é o manto da Terra e a gema é o núcleo. Explique as diferenças entre o manto fundido e a parte branca cozida para os alunos. Deixe claro que a Terra tem quatro camadas e não somente três. Cozinhe os ovos e corte-os ao meio para que os alunos vejam os três componentes. Para ilustrar mais ainda o conceito, peça a eles que pressionem o ovo gentilmente contra a mesa para causar rachaduras na casca. As rachaduras resultantes se parecem muito com as placas tectônicas da crosta terrestre.

Método comestível do terremoto

Junte diferentes tipos de doces para mostrar aos alunos como a crosta terrestre se move durante os terremotos. Explique que os diferentes tipos de rocha da crosta terrestre reagem diferente ao movimento das placas que causam o terremoto. Use chiclete e barras de chocolate para mostrar como as placas tectônicas produzem rachaduras na crosta em certos lugares apenas. Segure as pontas de dois chicletes e os pressione um contra o outro para mostrar o que acontece quando as placas colidem e puxe as suas pontas para mostrar o que acontece quando elas se separam. Segure dois chicletes e mova um para trás e o outro para frente no mesmo plano horizontal, demonstrando assim o deslizamento das placas. Repita a mesma atividade com a barra de chocolate, para demonstrar como os diferentes tipos de rocha - duras e macias - reagem ao movimento das placas.

Método do modelo da gelatina

Faça uma sobremesa com gelatinas em camadas coberta com migalhas de bolacha representando as camadas da Terra e a sua crosta. Faça três camadas com gelatinas de diferentes sabores e cores. As migalhas de bolacha representam a crosta. Mostre aos alunos que a crosta é muito mais delgada do que as demais. Diga-lhes que a gelatina é gelada, porém as camadas da Terra são quentes. A única exceção em termos de calor é a crosta, onde vivemos.

Biscoito recheado para subducção

Mostre aos alunos como a subducção acontece quando uma placa oceânica da crosta terrestre entra embaixo de uma placa continental. Separe as duas metades de um biscoito recheado. Use a parte do biscoito que têm mais recheio. Segure o biscoito com o recheio virado para cima. Coloque o biscoito em sua boca, deslizando o seu dente sob o recheio. Com isso, o recheio se acumulará no seu dente. Tudo isso mostra o conceito de subducção Esse experimento também funciona com biscoitos com cobertura. O aluno segura o biscoito com a cobertura para cima, que representa o sedimento do oceano. Os dentes do aluno são a base da placa continental. O aluno raspa o recheio do biscoito com os dentes demonstrando como os sedimentos do oceano acumulam-se nos limites da placa formando terrenos costeiros.

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