Mais
×

Atividades com texturas

As atividades com texturas ajudam as crianças a explorar seu meio através do toque. De acordo com o jornal "Angie Dorrell of Early Childhood News", as atividades sensoriais, como as do tato, são uma bagunça divertida para o desenvolvimento cognitivo normal de uma criança. Este tipo de atividade pode incluir a confecção de ímãs, um projeto de livro, obras de arte ou um jogo.

Escolha texturas que sejam seguras para as crianças (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Ímãs

Tampas de latas de sucos com texturas diferentes permitem que as crianças sintam várias sensações. Junte tampas de latas redondas e corte lixas, couros felpudos e tapetes velhos no tamanho exato da tampa. Cole as texturas nas tampas e cole ímãs do outro lado das tampas. As crianças mais novas podem brincar com a textura de um refrigerador ou de uma assadeira, enquanto as mais velhas podem organizar as texturas de acordo com a suavidade ou aspereza.

Livro

Colete uma variedade de texturas, como tecidos, folha de alumínio e plástico, em uma pilha. Deixe as crianças tocarem para terem sensações diferentes e juntas escolherem a seleção para criarem um livro. Cole cada textura em cartolina e escreva comentários das crianças, como "suave" ou "mole", a respeito do item. Perfure um dos lados do papel e passe uma fita pelos furos. Faça um laço ou nó para firmar o livro.

Arte

As texturas podem ser usadas para fazer arte. Junte objetos com texturas, como moedas ou folhas para decalques com giz de cera colorido. O papel fino de impressão é colocado sobre os objetos e as crianças esfregam as laterais do giz de cera colorido sobre eles. Como alternativa, as crianças podem fazer uma caminhada na natureza e colocar o papel sobre um tronco de árvore e pedras. Estas texturas serão esfregadas com o giz de cera também.

Jogos

Com um grupo de crianças, um jogo de textura pode ser criado. Uma criança inicia o jogo sentindo uma textura específica, como o giz, e será instruída a achar outro objeto na sala com a mesma textura. Isso se tornará uma caça ao tesouro tocando itens diferentes na sala e comparando texturas. Cada criança coletará texturas similares ou muda o jogo para procurar pela textura oposta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article