Como avaliar um debate em sala de aula

Escrito por charlotte johnson | Traduzido por eduarda de carli
Como avaliar um debate em sala de aula
Você pode pedir para alguns alunos o ajudarem na avaliação dos debates (student image by Ivanna Buldakova from Fotolia.com)

Os debates em sala de aula podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, pesquisa de conceitos, articulação de ideias, uso de lógica, compostura e pensamento imediato. Se você for realizar um debate em sala de aula, precisará de um método para avaliar a interação, e usar uma lista de verificação é um meio eficaz de avaliar debates estudantis, por meio da qual você dá notas com base em vários critérios relativos ao debate.

Instruções

  1. 1

    Avalie o argumento geral em termos de o aluno apresentar a sua opinião juntamente com razões que fundamentem seu ponto de vista. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = argumento apresentado de forma muito clara, com muitas razões de apoio; 3 = argumento apresentado um pouco claramente com alguns motivos de apoio; 2 = argumento apresentado pouco claramente com pelo menos uma razão de suporte; 1 = argumento apresentado de forma extremamente confusa, sem razões que fundamentem.

  2. 2

    Avalie a pesquisa apresentada durante o debate na forma de fatos e exemplos. Atribua as pontuações da seguinte forma: 4 = riqueza de fatos relevantes e exemplos apresentados, 3 = alguns fatos e exemplos relevantes apresentados, 2 = alguns fatos e exemplos relevantes, 1 = pouco ou nenhum fato e exemplo.

  3. 3

    Avalie a réplica do argumento oposto dos alunos. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = diversos pontos lógicos usados como réplicas; 3 = alguns pontos lógicos usados como réplicas; 2 = um ou dois pontos usados na réplica, cuja lógica era um tanto questionável; 1 = nenhuma réplica feita.

  4. 4

    Avalie a apresentação geral dos alunos durante o debate. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = excelente tom de voz, postura e entusiasmo; 3 = bom tom de voz, postura e entusiasmo; 2 = tom de voz, postura e entusiasmo regulares; 1 = pouco ou nenhum entusiasmo com falta de tom de voz e postura.

  5. 5

    Adicione o total de pontos para ter a nota dos alunos.

Dicas & Advertências

  • Peça para os alunos o ajudarem no processo de avaliação. Faça com que eles se avaliem informalmente durante as sessões de treino, além de também fazerem uma autoavaliação. Ofereça aos alunos a mesma lista que você utiliza para que eles saibam o que é esperado.

O que você precisa?

  • Lista de verificação
  • Lápis

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível