Como apresentar formalmente uma carta de reclamação contra um colega de trabalho

Escrito por johanna miller | Traduzido por diego morais
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Como apresentar formalmente uma carta de reclamação contra um colega de trabalho
Caso você não consiga resolver um conflito com seu colega de trabalho, terá que apresentar uma queixa formal (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Ninguém deseja conflitos no local de trabalho, mas, infelizmente, as situações às vezes crescem de tal forma que não podem ser resolvidas amigavelmente, forçando-lhe a fazer uma carta de reclamação contra seu colega de trabalho para poder resolver o problema. A natureza da sua queixa determinará a quem você deve relatá-la. Pode ser que a apresente a seu gerente ou ao departamento de recursos humanos, ao conselho profissional ou ao sindicato. Caso a reclamação seja pessoal ou pequena, é melhor tentar resolver o problema entre você e seu colega. Caso isto não seja possível, o primeiro passo seria reportar o problema ao gerente. Reclamações sobre assédio, conduta ilegal ou que cause prejuízo ao outros devem ser relatadas imediatamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Fale diretamente com seu gerente ou com o departamento de recursos humanos a respeito desses problemas com um colega de trabalho. Explique a natureza exata da sua reclamação. Quando for explicar a situação, seja verdadeiro e não deixe que as emoções ditem o tom da conversa. Cite casos específicos que tenham acontecido mesmo que você esteja reclamando sobre hábitos pessoais, desempenho, assédio, atividades ilícitas ou qualquer outra informação que seja relevante para a situação em si. A política de comportamento da empresa é que determinará o próximo passo, caso o gerente não seja capaz de resolver tal questão.

  2. 2

    Prepare uma carta para iniciar sua queixa. Escreve uma carta breve e direta ao ponto específico da situação e/ou do problema. Submeta também qualquer outra documentação que sustente sua queixa, como, por exemplo, registros telefônicos, mensagens, e-mails e memorandos.

  3. 3

    Contate seu conselho profissional ou sindicato se necessário. Caso a questão em si não possa ser resolvida na empresa ou seja de natureza severa, você poderá apresentar a queixa com seu sindicato ou apresentar uma queixa formal com o conselho que rege sua profissão, como, por exemplo, o conselho de enfermagem.

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