Mais
×

Como identificar os temas dos poemas

Temas são tópicos universais que afetam as pessoas de todas as origens, culturas, raças, religiões e gêneros. Para entender aqueles que um poema objetiva expressar, o aluno deve primeiro ler todo seu conteúdo, identificar o assunto principal e depois pensar sobre as dicas que o título dá com relação à abordagem. Os temas tratam das lutas, dilemas e conceitos que todas as pessoas acabam vivendo ou conhecendo; portanto, eles também ajudam a unificar a raça humana. Tente se identificar com os assuntos destacados no texto para auxiliar no reconhecimento dos temas.

Instruções

Os poemas podem lidar com temas sobre a Mãe Natureza ou a natureza humana (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Leia o poema por completo na primeira vez e não se esqueça de reler o título depois que terminar.

  2. Releia o poema e, dessa vez, anote os pontos e tópicos principais sobre os quais ele trata. Essas anotações o ajudarão a identificar o foco, os personagens e a mensagem do poeta.

  3. Decida se o título dá dicas sobre o tema principal ou secundário do poema. Por exemplo, o poema "Birches" ("Bétulas"), de Robert Frost, trata de um garoto balançando nas árvores que, em um aspecto mais abrangente, relembram a saudade que o narrador sente da inocência e tranquilidade da infância.

  4. Analise as anotações e decida sobre quais tópicos universais e/ou lutas e realidades humanas o poema trata. Por exemplo, em "O Salmo da Vida", de Henry Wadsworth Longfellow, o narrador se preocupa com o tempo e sobre como aproveitá-lo melhor, algo com o qual muitas pessoas podem se identificar.

Dicas

  • Selecione os temas que afetam a visão de mundo das pessoas. Todas tem que lidar com o tempo, a morte, a sociedade e as relações humanas, por exemplo. Muitos poemas também tratam desses e de outros temas com os quais os leitores podem fazer associações e compreender.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article