Mais
×

Como fazer um avião de papel que vira no ar

Atualizado em 23 março, 2017

Os aviões de papel funcionam usando a mesma propriedades aerodinâmicas de aviões reais. Existem quatro forças principais que agem em um avião: impulso, arrasto, sustentação e gravidade. O impulso é a força que você transfere a ele quando o arremessa. O arrasto é a resistência causada pelo ar e pelas partículas de ar contra o nariz e as asas do avião. Da mesma maneira, a sustentação é o fluxo de ar empurrando a parte de baixo das asas, enquanto a gravidade o empurra para baixo. Entendendo e manipulando essas forças, você conseguirá fazer aviões que voam mais alto, descem e fazem curvas no ar.

Instruções

Experimente com diferentes tamanhos e tipos de papel (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Dobre um papel ao meio, verticalmente. Abra a folha e deite-a de forma que o lado mais comprido esteja na vertical, no sentido retrato.

  2. Dobre a ponta superior direita para baixo de forma que a borda encontre o vinco central e faça o mesmo com a ponta superior esquerda.

  3. Dobre as bordas com força, utilizando a lateral de um lápis ou de uma caneta.

  4. Dobre o lado superior direito do papel para baixo para que a dobra externa encontre o vinco central, repetindo o mesmo processo com o lado esquerdo do papel.

  5. Dobre o papel ao meio, verticalmente, forçando a dobra no vinco. A dobra de baixo forma a base do avião; as pontas soltas formam as laterais das asas.

  6. Segure a lateral de uma asa e dobre-a para que a ponta da asa esteja alinhada com a base do avião.

  7. Vire o avião e repita a etapa 6, dobrando a outra asa.

  8. Segure a base no lugar e estenda ambas as asas para os lados.

  9. Localize o estabilizador; é o canto quadrado na base do avião, atrás de onde sua mão fica. Dobre o estabilizador na direção em que você quer que o avião vire.

  10. Arremesse o avião sem fazer um ângulo em direção aos lados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article