Banamine para cólicas

Escrito por marie sberna | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Banamine para cólicas
O Banamine pode ser utilizado para tratar a dor associada com a cólica equina (horse image by Colin Buckland from Fotolia.com)

A cólica, dor abdominal causada por várias condições ou doenças, é sempre uma emergência médica em cavalos, e os proprietários de um animal que esteja sofrendo desse problema devem contatar um veterinário imediatamente. O Banamine é muitas vezes prescrito para aliviar a dor abdominal causada por cólicas em cavalos. Existem três tipos principais de cólica: timpânica, espasmódica e obstrutiva.

Outras pessoas estão lendo

Cólica timpânica

A cólica timpânica é um acúmulo de gases devido à fermentação no intestino, o que distende o estômago. Esse tipo de cólica provoca dor contínua aguda, juntamente com a transpiração excessiva, aceleração do pulso e batimentos cardíacos, tentativas violentas para deitar-se e um abdômen tenso. O cavalo também apresenta sons do intestino, conhecidos como hiperperistalse, que têm uma qualidade timpânica aguda. A maioria dos cavalos que sofrem de cólica timpânica tem uma recuperação completa.

Cólicas espasmódicas

A cólica espasmódica é o tipo mais comum de cólica. Ela é geralmente leve e dura apenas algumas horas. Os sintomas incluem dor de estômago aguda interrompida por períodos de normalidade. Durante os episódios de dor, o cavalo também sofre com o aumento da frequência cardíaca, agitação, aumento de ruídos intestinais, sudorese e tensão abdominal. Ele também pode tentar deitar e rolar. Geralmente, as cólicas espasmódicas são causadas por infestações por parasitas internos que ao migrarem danificam os vasos que fornecem sangue para o intestino. A falta de sangue interrompe as contrações rítmicas normais que movem os alimentos através dos intestinos, causando o excesso de gases e a distensão do intestino.

Cólica obstrutiva

A cólica obstrutiva pode ser dividida em obstrutiva e por impactação. A cólica por impactação é a menos grave das duas. A obstrutiva provoca dor abdominal intensa, juntamente com o choque devido à liberação de toxinas para o sistema. Outros sintomas incluem a frequência cardíaca acelerada e mucosas vermelhas escuras. Se a cólica obstrutiva ocorre no estômago, geralmente é causada por excessos alimentares. Quando o intestino delgado está envolvido, é causada por um tumor, torção ou estrangulamento da hérnia. As grandes obstruções intestinais são geralmente causadas por uma súbita mudança na dieta. A cólica por impactação pode ser causada pela alimentação de grandes quantidades de alimentos frugais de baixa qualidade, o que provoca uma impactação por um material duro e seco. Os sintomas incluem a recusa a comer, produção de fezes secas e escassas, dor de baixa gravidade, deitar-se e olhar para o flanco repetidamente.

Banamine

O Banamine é um fármaco anti-inflamatório não esteroide utilizado para aliviar a dor e inflamação. Esse é um nome comercial para a flunixina melamina. O remédio não corrige o problema que causou a cólica. Em vez disso, alivia a dor no intestino, reduzindo assim a ansiedade no cavalo. Ele está disponível em injetáveis ​​intramusculares, pastas ou granulados. Em certos casos, o remédio demonstrou contrariar as toxinas libertadas na corrente sanguínea a partir do intestino durante um episódio de cólica.

Efeitos colaterais

O medicamento bloqueia a produção de prostaglandinas no corpo, o que reduz o fluxo sanguíneo a certas áreas, incluindo o revestimento do intestino. Esta diminuição do fluxo sanguíneo causa danos aos tecidos e células dos órgãos e provoca a formação de úlceras. O Banamine também pode causar efeitos colaterais gastrointestinais em cavalos com idade inferior a dois anos, portanto, um veterinário deve ser sempre consultado para determinar a dosagem adequada.

Dosagem

De acordo com o Oregon veterinarian Wendy Krebs, a dosagem apropriada para um cavalo é 10 cc do injetável ou 1,1 mg / kg de peso corporal por dia. A dosagem para pasta oral é determinada pelo peso, a qual é marcada no tubo injetável. Se a dor do cavalo não for aliviada, uma segunda dose pode ser administrada por 12 horas.

Banamine para cólicas
Uma dosagem adequada é vital na administração de qualquer medicação (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível