on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como o banheiro funciona em barcos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Saiba como funciona o banheiro em barcos (Stewart Sutton/Digital Vision/Getty Images)

Retenção do tanque de água doce

Um banheiro em um barco é semelhante a um banheiro em uma casa regular. A diferença é que um barco tem o seu próprio sistema de água e esgoto. A pia e o chuveiro em um banheiro de barco recebem água do tanque de armazenamento de água doce a bordo. O tanque de retenção de água doce tem uma ligação de mangueira que pode ser alcançada pelo lado de fora do barco. Nessa ligação, o tanque pode ser enchido com água. Para encher o depósito, uma das extremidade de um tubo flexível é montada no conector do tanque e a outra é ligada a uma fonte de água da cidade de um determinado porto. Quando um barco estiver atracado por um longo período de tempo, poderá ficar ligado a uma mangueira de água, para uma fonte ilimitada.

Loading...

Tanques de esgoto

O esgoto deságua em tanques que estão localizados no barco. A pia e o chuveiro deságuam em um ouro tanque. Já o banheiro esvazia em um tanque de água preta. Diversos produtos químicos de tratamento são colocados nos tanques de retenção através da pia e do vaso sanitário para evitar maus cheiros. Eles poderão ser esvaziados em um porto ou no mar. Para esvaziar um tanque de retenção em um porto, uma extremidade de um tubo de esgoto é ligada no tanque de retenção. A outra extremidade está ligado ao sistema de esgotos do porto. A válvula do tanque é aberta, permitindo que o esgoto esvazie. Os barcos que estão equipados para esvaziar o esgoto no mar, possuem um botão localizado no interior do barco que abre os tanques. Cada país tem diferentes regulamentos que estipulam quais barcos que podem esvaziar o seu esgoto na água.

Outros tipos de banheiros

Alguns barcos foram equipados com tipos alternativos de instalações sanitárias, para eliminar a necessidade de um tanque de água preta. Os dois principais tipos de banheiros que não necessitam de um tanque de água preta são a compostagem e o incinerador. Banheiros de compostagem marinhos funcionam da mesma maneira como banheiros de casa. A única diferença é que esses banheiros são menores, para que possam caber em um espaço menor. Banheiros de compostagem usam pouca ou nenhuma água para funcionar. As sujeira e substratos são mantidas dentro do banheiro. O lixo se mistura com a sujeira e com o substrato e biodegrada em adubo. Já os banheiros de incinerador são feitos de aço. Eles realmente queimam o papel higiênico e resíduos.

Considerações

Banheiros em barcos requerem um par de considerações especiais. Nada deverá ser colocado no banheiro, exceto urina, fezes e papel higiênico. Outros itens poderão entupir o encanamento no sistema de esgoto. Os tanques de água cinza e água preta deverão ser esvaziados regularmente tanto para controle de odor quanto para controle de armazenamento. Em climas mais quentes, os tanques precisarão ser esvaziados com mais frequência, pois eles fazem os odores desenvolverem mais rápido. Se os tanques não forem esvaziados quando estão cheios, eles vazarão, causando uma confusão insalubre. Quando um barco não está ligado a uma fonte de água permanente em um porto, a água deverá ser usada com sabedoria. Os barcos vêm com diferentes tamanhos de tanques de retenção de água doce, mas não importa o quão grande o tanque de retenção é, a oferta é limitada. Em uma longa viagem, a água deverá ser usada com moderação. Aparelhos no barco mostram o quão cheio os tanques de água doce, de água cinza e de água preta estão.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...