×
Loading ...

Como saber se as baratas estão se reproduzindo na minha casa

Atualizado em 20 julho, 2017

As baratas são insetos primitivos que estão presentes na Terra há cerca de 350 milhões de anos. Existem em torno de 2.500 espécies de baratas, mas apenas seis são classificadas como pestes devido à adaptabilidade para viver com humanos. Se sua casa se tornou um território para a reprodução desse inseto, elas não estarão divididas igualmente em um local específico. As baratas adoram locais aquecidos, escuros, úmidos e próximos a alimentos. A prova mais concludente que esses insetos estão se reproduzindo na sua casa é surpreender-se com elas no cômodo em que você está.

Instruções

As atividades das baratas podem ser vistas durante o dia quando a sua casa vira território para reprodução desses insetos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Espere escurecer para inspecionar a casa. Você frequentemente verá algumas baratas correrem para se esconder quando as luzes são acesas. Esses insetos têm hábitos noturnos e são raramente vistos durante o dia. Se você já viu uma ou duas delas quase todos os dias durante a manhã, isso pode indicar que as baratas estão se reproduzindo na sua casa. As baratas preferem viver em grupos, e geralmente não se afastam muito do local onde se congregam. Esses insetos fazem ninhos atrás das paredes, em caixas, embaixo e dentro de eletrodomésticos que não têm sido usados, em aberturas nos rodapés e próximo a fontes de água, como canos que estão vazando e embaixo de pias.

    Loading...
  2. Coloque iscas para baratas onde você suspeita que elas vivam. Antes de colocar uma nova isca, observe dentro do recipiente para ter uma ideia da quantidade de “comida” dentro dele. Coloque a isca embaixo da geladeira, no armário, embaixo da pia da cozinha e do banheiro, nas paredes com cantos escuros, próximas à lixeira e nos guarda-roupas. Após um mês, dê uma olhada dentro do recipiente, e se a isca estiver menor ou tiver praticamente sumido, é sinal que ela está sendo comida pelas baratas.

  3. Procure por excrementos que sejam visíveis, pois esse é um sinal de infestação de baratas. As fezes desses animais podem ser encontradas em qualquer parte da casa, mas são encontradas com mais frequência na cozinha e no banheiro. Os excrementos têm uma coloração marrom escura ou preta; as fezes das baratas pequenas assemelham-se ao pó de pimenta preta, e as das baratas grandes têm o tamanho de grãos de sal de cozinha. Os excrementos são bons indicadores da severidade do problema.

  4. Bata as portas do armário da cozinha para averiguar a presença de baratas, pois esses insetos se assustam com vibrações e sons. As baratas que vivem nos cantos e aberturas dos armários correrão ou cairão no chão.

  5. Sinta o cheiro do ambiente onde você suspeita que as baratas estejam se reproduzindo. As baratas soltam um odor oleoso almiscarado que lembra amêndoa torrada. No entanto, esse cheiro é mais forte onde as baratas se congregam. Além disso, as baratas mortas também exalam cheiro, e muitas vezes, não é possível encontrar as carcaças dos insetos mortos porque elas podem estar escondidas.

  6. Verifique os eletrodomésticos que não são usados há muito tempo (por exemplo, a torradeira) e dentro de móveis (como as caixas que não são usadas, gavetas ou dentro do armário) à procura de ovos. A casca do ovo da barata é chamada de ooteca, e dependendo da espécie, a ooteca pode ter um formato oval ou retangular, com 0,6 cm de comprimento.

Loading...

Aviso

  • Não pise nas baratas, pois os ovos desses insetos são pegajosos e podem ser levados a outras áreas da casa se ficarem presos ao calçado.

O que você precisa

  • Isca para baratas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...