Mais
×

Como fazer um barco com casco de aço

Atualizado em 17 abril, 2017

Certamente existe um número de aspectos positivos para se construir e possuir um barco com casco de aço. O aço é o metal mais barato para construir um barco, é amplamente disponível (ao contrário de madeiras exóticas, por exemplo) e o construtor do barco precisa de poucas ferramentas para completá-lo. Além disso, barcos com casco de aço, não surpreendentemente, são extremamente fortes e "rígidos" quando estão na água. Finalmente, em grande parte graças à facilidade na construção e segurança na realização, barcos de aço tendem a manter seu valor mais do que outros barcos caseiros.

Instruções

Construir um barco de aço é um projeto para um entusiasta (modern building image by jeancliclac from Fotolia.com)

    Começando a construção de um barco de aço

  1. Pesquise os preços e quantidades de folhas de metal necessárias a partir das especificações do projeto do barco. A maioria dos projetos para construção de barcos com casco de aço precisa de desenhos de peças pesadas ao invés de peças menores e mais leves. As placas pesadas para barcos de aço podem ter uma espessura de 0,5 cm, enquanto as mais leves ficam em torno de 0,3 cm. Placas mais finas diminuem o peso do barco, melhorando a performance, mas as placas mais grossas são mais seguras, mais estáveis e mais confiáveis.

    A construção do barco começa com a estrutura do casco (steel,construction image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  2. Com o casco de cabeça pra baixo, construa sua estrutura, ou "strongback", e então anexe a quilha, borda, haste e lombo enquanto a estrutura está nessa posição. Isso facilitará consideravelmente a montagem das peças do barco enquanto ainda houver espaço embaixo do deck.

    Use estruturas de cascos para força e estabilidade adicionais (Ship in dry shipdock image by Vasyl Dudenko from Fotolia.com)
  3. Cubra a estrutura do casco com folhas pesadas de aço, vire o casco e mantenha-o fixo para cima. Uma consideração importante para a integridade do casco é usar as mais largas folhas de aço possíveis. Apesar de ser possível construir um barco com peças pequenas de aço, existe um risco muito maior de haver enrugamento do metal, comprometendo a estabilidade do barco.

    Quanto mais grosso o aço, mais forte o barco (steel rain image by martin from Fotolia.com)
  4. Enquanto o casco está vazio, complete todas as soldas internas adicionais, certificando-se de que todas as articulações e vigas estão seguras. Essa também é uma boa hora para fazer um nivelamento com uma lixadeira ou uma serra de metal; solde molduras e vincos.

    Solde o casco para finalizar a parte metálica do barco (welding project image by leemarusa from Fotolia.com)
  5. Uma vez que o casco está terminado, construa a cabine e a mobília interior, através das especificações ou suas preferências pessoas. Normalmente, em um barco de aço, a estrutura da cabine também é feita de aço. A cabine pode ser feita de aço mais leve, isso manterá a integridade estrutural, ao mesmo tempo em que minimizará o peso total para melhorar a performance.

    Seu barco está pronto para toques pessoais (boat dock image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

O que você precisa

  • Projeto de barco
  • Ferramentas de soldagem a gás e elétricas
  • Lâmina cortadora de metal
  • Amplo espaço de trabalho e armazenamento
  • Ferramentas de trabalho com madeira, massa corrida e colocação de telhas
  • Aço
  • Lixadeira
  • Armação
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article