×
Loading ...

É possível soldar vergalhões?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Vergalhões são varas de aço reforçado usadas como esqueleto em estruturas de concreto, como colunas, paredes e fundações, durante construções. Os vergalhões reforçam o concreto conforme o material endurece ao redor desse esqueleto de aço. Como outros tipos de materiais de aço, os vergalhões são fabricados em diferentes tamanhos e com aços de qualidade variada. Com base na qualidade do aço usado, alguns vergalhões podem ser soldados, e outros, não.

Fundações de concreto são reforçadas com estruturas de metal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vergalhões soldáveis

De acordo com a publicação "AWS D 1.4", da Associação Americana de Soldagem, vergalhões de aço de baixa-liga podem ser soldados. A proporção de aço para carbono nesse tipo de liga é adequada para o processo de soldagem, e pode se esperar que a solda se mantenha firme e mantenha as duas peças bem presas, mesmo com o peso do concreto. Esse tipo de vergalhão é o único que pode ser soldado sem que considerações especiais precisem ser notadas conforme o uso. O aço de grau W, especialmente o A706, pode ser soldado quando usado para a fabricação de outros aços.

Loading...

Vergalhões não-soldáveis

A fórmula do aço é o que determina se ele poderá ou não ser soldado. Quanto mais alta a concentração de carbono, como acontece em aços de alta resistência, mais quebradiço o metal se torna. Esse tipo de aço oferece vantagens no nível de suporte que ele irá oferecer ao concreto mas, no entanto, ele tem a desvantagem de não ser um material soldável. Quanto mais quebradiço for o aço, mais chances a solda terá de se romper sob pressão. Imagine tentar dobrar uma bala de caramelo macia em comparação com uma tirada do congelador. O material macio irá se dobrar sem quebrar com facilidade, enquanto o material duro se quebrará. Os vergalhões de aço de liga e alta resistência não podem ser soldados, pois terão mais chances de se romper com o peso do concreto.

Como os vergalhões são usados

Os vergalhões são usados como reforço para o concreto. O agregado de concreto tem propriedades de alta resistência, mas é fisicamente frágil e quebradiço. Essa estrutura de aço reforçado forma um esqueleto que, seguindo princípios parecidos com o do corpo humano, com os músculos presos aos ossos, oferece força e flexibilidade ao concreto. Por exemplo: vigas de concreto usadas como suporte em pontes e viadutos são feitas a partir da colocação do concreto por cima de um esqueleto de vigas de aço. Sozinho, o concreto iria se quebrar com o peso do tráfego mas, por causa dos vergalhões, esse material inflexível ganha alguma flexibilidade e consegue agir como suporte.

Como os vergalhões são presos

Quando os vergalhões não podem ser soldados, as peças da estrutura de aço são presas mecanicamente com arame de bitola 16. O arame é enrolado ao redor de cada uma das juntas da estrutura e as peças são amarradas. A vantagem dos vergalhões presos com arame é que a técnica permite que estruturas complexas possam ser construídas no local onde serão usadas. Os trabalhadores podem montar o esqueleto e prender os vergalhões de acordo com as necessidades individuais de cada projeto. Além disso, no canteiro de obras, usar arame para prender os vergalhões é muito mais rápido do que tentar soldar cada uma das juntas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...