Bases usadas como produtos comuns de limpeza doméstica

Escrito por lauren whitney | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bases usadas como produtos comuns de limpeza doméstica
Muitos produtos comuns de limpeza doméstica são bases (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Para um químico, uma base é um doador de elétrons. Em termos mais familiares, uma base é o alcalino oposto de um ácido; quando misturados, um neutraliza o outro. A escala logaritimica de pH mede a acidez ou alcalinidade de uma substância e os químicos classificam qualquer substância com pH maior que 7.0 como uma base. Mesmo que o termo "base" pareça estranho, as substâncias em si são bem comuns. Praticamente toda casa usa bases regularmente.

Outras pessoas estão lendo

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato ou bicarbonato de sódio (NaHCO3) tem pH igual a 8.3, maior que o da água destilada que é igual a 7.0. O bicarbonato é usado para fazer com que os assados cresçam, desentope ralos e mantém os dentes limpos. Além disso, é uma substância segura ao toque. Misture uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água e sinta a textura escorregadia que a água passa a ter, a sensação ensaboada é característica das bases. Beber algumas pitadas de bicarbonato dissolvidas em água neutraliza um pouco do excesso de ácido estomacal. Ele também funciona como um produto de limpeza suavemente abrasivo e atóxico.

Bórax

O bórax, ou borato de sódio (NaB407*10H20), já ajudou a preservar múmias no antigo Egito. Agora ele mantém roupas com aspecto novo e mata pestes domésticas. Seu pH de 9.2 é 920 vezes mais alcalino que a água pura. O bórax doa um íon de oxigênio para a água para formar uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2), formando um agente desinfetante levemente alvejante. Evite manusear o bórax diretamente ou por períodos prolongados, uma vez que o mesmo pode causar irritação na pele. O bórax é levemente tóxico se ingerido.

Leite de Magnésia

Este antiácido e laxante comum tem seu nome associado ao leite graças à sua opacidade. O hidróxido de Magnésio [Mg(OH)2] tem um pH de 10.5. As versões comerciais do leite de magnésia usam sabor de menta ou frutas para amenizar o gosto amargo característico das substâncias alcalinas.

Amônia

O termo "amônia" se refere a um gás irritante (NH3) e ao produto de limpeza (NH4OH) que resulta da dissolução da amônia em água. O produto de limpeza doméstica amônia tem o pH igual a 11, 50 vezes mais forte do que o leite de magnésia. É um produto de limpeza poderoso que limpa gordura e sujeira de praticamente qualquer superfície. Até uma garrafa de refrigerante de cola pode conter pequenas quantidades de amônia porque alguns deles usam o produto para processar agentes de cor. Nunca misture produtos de limpeza de amônia com outros limpadores; a amônia limpa suficientemente sozinha e misturada com outros produtos pode produzir gases tóxicos.

Água sanitária

A base mais forte comercializada hoje é usada para limpar fornos e desentupir ralos. A água sanitária ou hidróxido de sódio (NaOH) é o componente majoritário em produtos de limpeza de ralos; ela liquefaz obstruções fazendo com que elas possam passar pelos canos. Limpadores de forno baseados em hidróxido de sódio limpam restos de comida coladas no forno. Embeber milho em água sanitária o transforma em um tipo de farinha que não é nem alcalina nem caustica. Mantenha a água sanitária longe de qualquer parte da pele exposta, pois ela pode causar queimaduras químicas severas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível