×
Loading ...

Como saber se a bateria do carro está carregada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente já passou por uma situação em algum momento da vida em que a bateria do carro morreu. Frequentemente, isso acontece nos momentos mais importunos; geralmente quando já se está atrasado para o trabalho ou com pressa de chegar em casa após um longo dia. É possível prevenir o acontecimento desse evento frustrante ao discernir corretamente se a bateria está completamente carregada. Equipado com esse conhecimento, pode-se recarregar a bateria, trocá-la ou levar seu veículo para um mecânico a fim de um diagnóstico adicional.

Instruções

Um voltímetro com display digital é fácil de usar e barato (The Readout image by Cinneman from Fotolia.com)
  1. Abra o capô do veículo e se certifique de que todos interruptores estão desligados. Os faróis ou o rádio não devem estar, bem como qualquer tipo de acessório, como celular ou GPS, ligados à alimentação do veículo.

    Loading...
  2. Remova qualquer proteção plástica que possa estar cobrindo a bateria. É necessário ter livre acesso aos terminais positivos e negativos dela para verificar se ela está completamente carregada.

  3. Conecte a ponteira positiva do voltímetro ao terminal positivo da bateria. Na maioria das vezes, essa ponteira é vermelha ou amarela e, na bateria, o terminal frequentemente é identificado com um sinal de +. Alguns voltímetros possuem múltiplas configurações, por isso certifique-se de que ele está configurado em 12 V.

  4. Conecte a ponteira negativa do multímetro ao terminal negativo da bateria. A ponteira é preta, e o terminal da bateria é identificado com um sinal de -.

  5. Observe o display do voltímetro. O valor medido deve ser entre 12,5 V e 12,8 V, o que indica que a bateria está carregada. Caso ele seja menor que 12,5 V, a bateria não está suficientemente carregada. Uma leitura de 12,45 V indica 75% de carga e uma de 12,24 V é considerada 50%, enquanto que em 11,89 V a bateria é considerada totalmente descarregada.

Loading...

Dicas

  • Se não possuir um voltímetro, pode-se fazer testes simples para verificar se a bateria está carregada ou perto disso. Em primeiro lugar, tente ligar o veículo. Se o motor for iniciado sem problemas, então a bateria está carregada. Se ele se esforçar e girar lentamente, a bateria está descarregada. Entretanto, não continue tentando ligar o veículo se o motor não funcionar, pois isso pode causar danos internos. Em segundo lugar, pode-se testar a bateria deixando o veículo desligado e ligando somente os faróis. Observe-os: se estiverem brilhando, a bateria está carregada, se estiverem fracos, está descarregada.

O que você precisa

  • Voltímetro (de preferência com display digital)

Referências

Loading ...
Loading ...