Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero

Escrito por kristina seleshanko | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero
Um bebê sorridente sobre o cobertor (Marc Debnam/Digital Vision/Getty Images)

Seja por curiosidade a respeito da prematuridade ou pelo impacto da resposta sobre questões legais de aborto, esta é uma pergunta importante. Para respondê-la adequadamente, é preciso verificar não somente os registros do bebê desde sua concepção, além dos percentuais de viabilidade relacionados a crianças prematuras.

Outras pessoas estão lendo

Os bebês mais jovens que sobreviveram

O bebê mais jovem a sobreviver fora do útero nasceu após uma gestação de 21 semanas. (um bebê normalmente nasce com 37-40 semanas de gestação). James Elgin Gill (nascido em 1987 em Ottawa, no Canadá) tinha 21 semanas e 5 dias, e pesava 620 gramas. Embora ele tenha nascido antes de muitos avanços serem feitos no tratamento de crianças prematuras, ele se tornou um jovem saudável. Amillia Taylor (nascida em 2006 na Flórida) nasceu com 21 semanas e 6 dias, pesando apenas 280 gramas. Ela teve alta do hospital em 2007.

É difícil apontar a idade de gestação de qualquer bebê com uma precisão absoluta, já que ela é determinada pela data do último ciclo menstrual da mãe. No caso de Amillia, a idade de sua gestação foi calculada a partir de sua concepção. Sua mãe recebeu um tratamento com fertilização in-vitro.

Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero
Pequeno pé de um bebê (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

Viabilidade

A idade da viabilidade está em constante mudança. Há apenas 30 anos atrás, era raro um bebê nascer antes de 28 semanas de gestação e sobreviver. Hoje em dia, um pequeno número de bebês nascem com 21 semanas, e por volta de 1 por cento dos bebês nascidos com 22 semanas sobrevivem. Crianças nascidas com 22 semanas têm uma taxa de sobrevivência de 9,8 por cento. Com 23 semanas, a taxa é de 53 por cento e com 24, é de 67 por cento. Com 25 semanas, as chances de sobrevivência da criança são de 82 por cento. Depois de 26 semanas essa taxa é de quase 100 por cento.

Geralmente os médicos garantem tratamento intensivo aos bebês nascidos a partir de 25 semanas de gestação, mas é menos provável que eles possam reanimar um bebê nascido após um período menor que esse.

Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero
Bebê prematuro no hospital (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A saúde dos bebês muito prematuros

Embora os bebês extremamente prematuros (nascidos com até 26 semanas de gestação) sejam considerados propensos a desenvolver problemas de saúde, entre bebês nascidos com 26 semanas ou menos, 45 por cento não apresentam preocupações graves de saúde até que completem um ano.

Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero
Bebê prematuro com o médico (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Problemas de saúde de curto prazo

Alguns problemas de curto prazo entre os bebês muito prematuros incluem: sangramentos cerebrais (que podem levar a problemas de desenvolvimento e paralisia cerebral), retinopatia da prematuridade (que pode levar a cegueira, caso não tratada), apneia ("esquecer" de respirar, algo que é superado durante crescimento), síndrome da angústia respiratória (que requer o uso de um renovador de ar) e persistência do canal arterial (um buraco no coração que geralmente se cura sozinho, mas algumas vezes requer cirurgia).

Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero
Perninhas de um bebê no hospital (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Problemas de saúde de longo prazo

Os problemas de longo prazo podem incluir displasia bronco pulmonar, onde os pulmões são danificados devido ao nascimento prematuro e o uso de renovadores de ar -- a maioria das crianças superar o problema até os dois anos de idade -- e atrasos no desenvolvimento.

Com quanto tempo um bebê é capaz de sobreviver fora do útero
Pequenas mãos do bebê (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível