Bebê não come e mantém as mãos na boca

Escrito por anise hunter | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bebê não come e mantém as mãos na boca
Um bebê que esteja brincando com a mão pode apenas estar explorando-a (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Como os bebês não podem falar, os pais e médicos devem procurar por pistas que revelem por que um bebê está fazendo uma atividade em particular. Um bebê que coloca as mãos na boca repetidamente pode estar doente, mas também pode estar apenas explorando as mãos ou o ambiente. Porém, um bebê que pareça angustiado, com dor ou com fome deve ir ao médico se não estiver comendo, pois ele pode estar passando por problemas orais que evitam que ele consiga comer apropriadamente.

Outras pessoas estão lendo

Movimentos exploratórios

Um bebê que não pareça estar com fome mas continue a colocar as mãos na boca pode estar explorando tanto a boca quanto as mãos. Bebês estão constantemente explorando o ambiente, e uma das primeiras partes desse ambiente que eles exploram é o próprio corpo. Depois que um bebê aprende a mexer as mãos intencionalmente, pode ser fascinante para ele colocar as mãos na boca repetidas vezes, e mordê-las para saber como é. Embora os adultos associem colocar a mão na boca com comer, este pode não ser o caso.

Crescimento dos dentes

Um bebê cujos dentes estejam crescendo também pode colocar as mãos na boca. Embora os primeiros dentes geralmente saiam quando o bebê tem seis meses, o processo de crescimento dental pode começar antes disso. Também, os dentes do bebê se movem gradualmente pelas gengivas, que são sensíveis, bem antes dos dentes ficarem visíveis. Morder objetos duros ou frios é bom para dor nas gengivas, e um bebê que esteja babando muito e colocando as mãos na boca pode estar tentando fazer com que as gengivas se aliviem.

Afta (sapinho)

Um bebê que tenha feridas na boca também pode ficar menos interessado em comer, e pode colocar as mãos na boca. A afta é uma infecção relacionada a fungos que é frequentemente visível e branca como requeijão na boca e língua do bebê. É facilmente passada entre mãe e filho, e é mais comum em recém-nascidos, mas pode ocorrer em qualquer idade. Se a língua do bebê é o único lugar esbranquiçado, pode ser só leite, mas se as bochechas também estiverem assim e o bebê parecer desconfortável enquanto come, pode ser afta. Consulte um médico se não tiver certeza. Ele pode receitar medicamentos antifungos para ajudar a remover a afta.

Distração

Depois que seu bebê começa a comer sólidos, por volta dos seis meses de idade, não espere que ele coma automaticamente como uma criança mais velha. Os bebês são fascinados pela textura da comida e frequentemente brincam com ela tanto dentro quanto fora da boca. Um bebê pode por e tirar a mão da boca, e colocar e tirar a comida de dentro dela também, parecendo não estar interessado em comê-la. Esse é o motivo pelo qual é importante continuar amamentando seu bebê no peito ou com leite comum enquanto introduz os alimentos sólidos. A primeira introdução a eles é mais pela textura e sabor da comida do que pela oportunidade de dar calorias adicionais ao seu bebê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível