Educação e ciência

Como saber se um bebê nascerá com olhos azuis?

Escrito por daisy buchanan | Traduzido por marcelo couto
Como saber se um bebê nascerá com olhos azuis?

Se qualquer um dos pais do bebê tiver olhos azuis, é possível que ele também tenha

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

No futuro talvez seja possível saber tudo sobre os bebês antes mesmo deles nascerem. Até lá, temos que confiar nas leis básicas da genética para fazer previsões sobre como eles poderão ser e quais tipos de traços poderão herdar dos pais. Se estiver curioso sobre a probabilidade de seu filho nascer com olhos azuis, é possível usar o Quadro de Punnett para criar um modelo rudimentar.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Caneta
  • Cor dos olhos dos pais

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desenhe um sustenido grande na folha de papel com a caneta. Quando dividido, ele possui nove quadrados pequenos. Deixe o quadrado no canto superior esquerdo vazio.

  2. 2

    Determine os respectivos genótipos da cor dos olhos da mãe e do pai. O gene que determina a cor azul é chamado recessivo e é representado por uma letra minúscula. Nesse caso, será usado (b). Outras cores, como marrom e verde, são determinadas por genes dominantes e representadas por letras maiúsculas. Nesse caso, será usado (B). A mãe e o pai têm duas cópias desses genes, chamados alelos, que receberam dos pais deles.

  3. 3

    Escreva o genótipo da cor dos olhos da mãe nos quadrados superiores do meio e da direita. Se ela possuir dois alelos dominantes marrom ou verde, escreva B nos dois. Se ela tiver um alelo marrom dominante e outro recessivo azul, escreva B em um e b em outro. Mas se os olhos dela forem azuis, ela possui dois alelos recessivos e deve-se escrever b em um quadrado e b no outro.

  4. 4

    Repita o Passo 3 para determinar o genótipo da cor dos olhos do pai e coloque os resultados no quadrado central à esquerda no quadrado inferior, também à esquerda. Devem sobrar quatro quadrados vazios entre as cores listadas dos olhos.

  5. 5

    Alinhe as colunas acima e à esquerda de cada quadrado, combinando as duas opções e, em seguida, escreva os resultados em cada um dos quatro quadrados vazios. Em cada um deles deve-se ter duas letras que representam uma das 4 opções de cores dos olhos que a criança poderia ter, e todos possuem uma probabilidade igual de acontecer. Em cada quadrado em que houver uma letra maiúscula (BB ou Bb), a criança terá olhos castanhos. Nos quadrados com (bb), ela terá olhos azuis. A relação entre essas duas opções determinará a probabilidade do bebê nascer com olhos azuis. Por exemplo, se houver dois quadrados com Bb e dois com bb, haverá 50% de chance dos olhos dele serem azuis.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media