on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Causas das cores dos olhos de um husky siberiano

Atualizado em 17 abril, 2017

Huskies siberianos são cães puxadores de trenó, conhecidos por seu pelo e olhos impressionantes. Os olhos podem variar de tons de azul e marrom para tons de amarelo e laranja. Às vezes, um cão pode ter olhos de cores diferentes. A razão por trás dessas esquisitices é a genética. Alguns huskies têm genes que controlam a cor dos seus olhos separadamente, enquanto em outros a cor dos olhos é determinada pelos mesmos genes que controlam a coloração de todo o seu corpo.

A cor dos olhos de um husky siberiano é determinada pela genética (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Olhos azuis

Os olhos azuis nos huskies siberianos são causadas por um gene dominante que é herdado separadamente do gene que controla a cor da pelagem. Os olhos azuis pode ser encontrados em huskies de qualquer cor de pelo. Os tons de azul que um husky pode herdar variam de um impressionante azul claríssimo até um azul celeste. Os efeitos mais dramáticos da cor azul são mais visíveis em cães de pelagem mais escura.

Loading...

Olhos castanhos

Os tons castanhos nos olhos dos huskies siberianos podem variar de marrom claro a quase laranja para quase preto. O tom é controlada por "modificadores" que afetam o gene que determina os olhos castanhos. Os modificadores também determinam diferenças no comprimento e na cor do pelo. Às vezes, o gene merle afeta a coloração de olhos castanhos. Esse gene faz com que um cão tenha um olho azul e o outro olho marrom. Um husky também pode ter manchas azuis dentro de um olho marrom, chamado olho dividido. Em ambos os casos, a coloração azul é resultante de uma perda parcial da pigmentação castanha provocada pelo gene merle.

Olhos amarelos

Alguns huskies siberianos têm olhos amarelos com uma tonalidade azul ou cinza. Esta coloração é resultado de um gene herdado que dilui certas cores do corpo do cão. Esse gene afeta os olhos e o pelo. Áreas coloridas que normalmente conteriam uma pigmentação preta possuem um tom cinza-escuro. As áreas que deveriam conter uma pigmentação amarelo-avermelhada perdem seus tons de vermelho. Este gene de diluição controla ambas as pigmentações. O resultado pode ser visto em huskies cinzas com olhos amarelos.

Olhos de âmbar

Olhos de âmbar são resultado da herança de um gene que afeta a pigmentação de todo o corpo. Um husky siberiano com olhos de âmbar possui um gene que substitui o pigmento preto por um pigmento marrom chocolate ou por uma cor avermelhada que cobrem o corpo todo. E então, o que normalmente seriam olhos castanho-escuros parecem ter um tom claro de dourado e laranja. Os cães de olhos âmbar também podem ser afetados pelo gene merle e possuirem olhos de cores diferentes ou olhos divididos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...