Benadryl para constipação felina

Escrito por angela libal Google | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benadryl para constipação felina
O Benadryl pode ajudar a aliviar a constipação felina (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

A constipação felina é rara. Em certos casos ela pode ser tratada com o anti-histamínico difenidramina, cujo nome comercial é Benadryl. O Benadryl pode ajudar na constipação felina causada por alergias, consumo de plantas inadequadas ou problemas relacionados a viagens. Um efeito colateral da droga pode ser diarreia, o que aliviará a condição. No entanto, apresentar um efeito colateral significa que seu animal está tendo uma reação ruim, logo, usar o Benadryl com o intuito de induzir diarreia pode ameaçar a vida do seu bichinho.

Outras pessoas estão lendo

Benadryl para gatos

O Benadryl é seguro para a maioria dos gatos. A dose felina varia de 0,25 a 1 mg por 450 g a cada 8 ou 12 horas. Como em humanos, os efeitos colaterais incluem estado mental alterado, sedação e sonolência. Se forem desenvolvidos diarreia ou vômito, ou se a constipação piorar, o animal pode estar tendo uma reação séria. Consulte um veterinário imediatamente. A maioria das drogas humanas não é segura para gatos. Não utilize qualquer produto além da difenidramina pura, já que remédios humanos comuns, como o paracetamol, são extremamente venenosos para felinos.

Benadryl para constipação felina
Baixas doses de Benadryl são seguras para a maioria dos gatos (Cats image by zanti from Fotolia.com)

Sintomas de constipação felina

O sintoma mais óbvio de constipação felina é a caixa de areia vazia. Outros sinais são tensão, inquietação, desconforto, fezes pequenas e duras em locais inadequados, fezes agarradas ao gato e relutância para comer. Para aliviar a constipação, forneça bastante água limpa para o animal e tente alimentá-lo com comida em latinha e vegetais, como abóbora cozida e verduras para gatos.

Benadryl para constipação felina
A constipação felina não é interessante para ninguém (cats 2 image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)

Causas de constipação felina

O Benadryl é um anti-histamínico. O corpo libera histaminas durante ataques alérgicos, algumas doenças e estresse. As histaminas causam inflamação da pele, dos olhos e dos sistemas respiratório e digestivo. A inflamação do trato digestivo pode causar constipação. O Benadryl é indicado para alívio do quadro provocado por alergias alimentares, envenenamento ou ingestão de plantas não comestíveis, problemas de peristaltismo e estresse por viagem ou mudança de ambiente, como a introdução ou a perda de um membro da casa. A constipação pode, também, ser um efeito colateral de um medicamento ou da infecção por parasitas intestinais. Em ambos os casos, busque a ajuda de um veterinário. Reações ou interações medicamentosas e bloqueio intestinal por vermes são perigos imediatos à vida do seu animal de estimação.

Benadryl para constipação felina
O estresse causa constipação (cats image by vb_photo from Fotolia.com)

Avisos

O maior perigo envolvendo Benadryl e constipação felina é o diagnóstico errado. Os gatos raramente ficam constipados. Quando se vê que o gato fica tenso ao usar a caixa de areia, tende-se a assumir que é constipação. Infelizmente, trata-se, muitas vezes, de bloqueio urinário, o que é muito mais perigoso. Um bloqueio urinário não tratado pode matar o gato em 48 horas e é extremamente doloroso e aflitivo para ele. Se você não tem certeza absoluta de que o problema é dificuldade de evacuação, procure cuidado veterinário imediatamente.

Benadryl para constipação felina
Os sintomas do bloqueio urinário podem ser parecer com os da constipação (cats on the sofa image by Natalia Kosyanenko from Fotolia.com)

Supervisão veterinária

É importante buscar ajuda veterinária para problemas desconhecidos, severos ou recorrentes. Se é a primeira vez que seu gato mostrou sinais de constipação, tenha certeza de que realmente se trata disso. Se seu bichinho possui alguma alergia conhecida ou tendência a comer plantas tóxicas, limite a exposição dele a isso. Consulte um veterinário antes de administrar Benadryl se o animal estiver fazendo uso de qualquer outra medicação ou suplemento. Tenha cuidado para não exceder a dose recomendada de Benadryl. Quando se trata de fármacos, maior quantidade não significa, também, maior benefício, apenas mais perigo.

Benadryl para constipação felina
Consulte um veterinário em casos de reações misteriosas ou severas (cats - of watch tower image by Wojciech Karpinski from Fotolia.com)

Medicando seu gato

Os gatos não são conhecidos por gostarem de engolir pílulas. As estratégias diferem. Certos gatos ingerem um pílula inteira ou esmagada misturada com peixe ou alguma outra comida que seja favorita. O Nutrigel é um produto que disfarça o gosto de medicamentos e é muito palatável para a maioria dos felinos. Finalmente, alguns animais podem ser forçados a engolir a pílula pegando-se sua parte de trás, para que não fuja, e colocando-se o remédio na boca. Para ser efetivo, você deve empurrar o comprimido no canto da boca, atrás dos dentes, e o mais fundo na garganta possível, então, segure a boca fechada do animal e firme, mas gentilmente, aperte a garganta do bichano para que ele engula o medicamento.

Benadryl para constipação felina
Medicar um gato é uma ação perigosa (eye cats image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível