Benefícios da L-glutationa

Escrito por paul favors | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Benefícios da L-glutationa
Os tomates são uma excelente fonte de L-glutationa (Image by Flickr.com, courtesy of epSos .de)

A L-glutationa é um poderoso antioxidante solúvel em água que é normalmente encontrado no fígado. Sua função principal é lutar contra os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce e até mesmo câncer. A L-glutationa tem muitos benefícios que referem-se principalmente à prevenção de doenças.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

A L-glutationa é ligada a muitos benefícios para a saúde, pois está associada com a síntese de proteínas. Assim, ela pode ajudar com o reparo e a restauração do corpo. Além disso, auxilia no metabolismo de toxinas, tais como agentes cancerígenos. Uma deficiência em L-glutationa pode levar a sintomas de envelhecimento, tais como degeneração muscular, bem como problemas no fígado. Essa substância específica pode ser encontrada em frutas e vegetais. Por exemplo, tomates, laranjas, espinafre e melancias contêm L-glutationa. No entanto, a quantidade de L-glutationa pode ser diminuída se o alimento for cozido ou processado.

Proteção

A L-glutationa tem a capacidade de impulsionar o sistema imunológico. Isso ocorre porque os linfócitos, que são as células que são responsáveis para a função imune, precisam de L-glutationa para trabalhar e replicar. O corpo é então mais equipado para combater doenças. Além disso, ela pode prevenir a oxidação de gorduras, incluindo colesterol, que são encontradas na corrente sanguínea. Assim o risco de formação de placa nas artérias é minimizado. Esse é um benefício significativo, pois o entupimento das artérias pode levar a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Câncer

A L-glutationa tem a capacidade de proteger contra algumas formas de câncer, tais como aqueles encontrados nos seios, pulmões e próstatas. Em um estudo de 2004, realizado pela American Association for Cancer Research, foi descoberto que os altos níveis de cisteína no plasma podem diminuir o risco de câncer de mama. A cisteína é um dos três aminoácidos que produzem L-glutationa. De fato, a L-glutationa pode aumentar a eficácia de tratamentos para o câncer como a quimioterapia e radioterapia.

Anti-envelhecimento

Ela pode ser usada para diminuir os efeitos do envelhecimento. Essa substância tem a capacidade de proteger contra o estresse oxidativo. O stress oxidativo ocorre quando existe um desequilíbrio entre os radicais livres que são criados quando o oxigênio é usado e a capacidade do organismo para desintoxicá-los. Como resultado, o corpo tende a se desgastar mais facilmente. Para aumentar a eficácia ainda mais, a L-glutationa pode ser tomada em conjunto com ácido ascórbico ou vitamina C.

Desintoxicação

O fígado e os rins são órgãos vitais, conhecidos por suas funções de desintoxicação. Eles também são os lugares onde se encontram os níveis mais altos de glutationa. As pessoas são expostas às toxinas de maneira frequente, com a maioria dessas toxinas provenientes do ambiente. A L-glutationa as impede de agir sobre o corpo de forma prejudicial ao fazer com que os rins funcionem corretamente. Ela faz isso através da ligação com as toxinas do corpo, expulsando-as usando a enzima chamada conjugase.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível