Benefícios e riscos de cremes de progesterona

Escrito por cindi pearce | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios e riscos de cremes de progesterona
Conforme as mulheres envelhecem e entram na menopausa, seus níveis hormonais flutuam (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

O estrogênio e a progesterona são dois hormônios sexuais femininos que são normalmente produzidos por mulheres. Níveis adequados desses hormônios protegem os ossos das mulheres e sua saúde reprodutiva. Quando a mulher envelhece e não menstrua ou ovula mais, seus níveis hormonais flutuam, às vezes declinando e outras vezes aumentando. Isso pode causar alguns sintomas na mulher (fazendo com que sinta climatérios, suadouros noturnos, insônia, ganho de peso), colocando-a em risco de problemas de saúde. Consequentemente, algumas mulheres optam por fazer terapia de reposição hormonal (TRH), o que pode incluir tanto o estrogênio quanto a progesterona.

Outras pessoas estão lendo

Riscos

Tomar progesterona em conjunto com o estrogênio (terapia de reposição hormonal) pode aumentar os riscos de câncer no endométrio (revestimento uterino), de acordo com o site Heartspring.com, pois pouquíssima progesterona é absorvida através da pele quando usada em creme. O principal objetivo de tomar progesterona é proteger o endométrio quando a mulher está fazendo terapia com estrogênio, pois ele pode alimentar alguns cânceres; no entanto, se cremes ou supositórios de progesterona não forem suficientemente absorvidos pelo corpo, não haverá proteção. Se a progesterona for tomada em excesso, ela pode piorar o equilíbrio hormonal em vez de melhorá-lo. É importante tomar cuidado ao aplicar progesterona na pele para que ela não se acumule de modo a causar transtornos nos hormônios adrenais.

Benefícios

De acordo com a Dr. Loretta Lanphier, ocorrem benefícios para a mulher quando ela usa creme de progesterona natural, pois isso resulta em um senso de equilíbrio mental e ajuda a manter o equilíbrio hormonal. A progesterona balanceia hormônios e evita que o estrogênio se torne dominante. Altos níveis de estrogênio podem levar a câncer de mama. A progesterona também ajuda a prevenir a sensibilidade nos seios, normaliza o ciclo menstrual e ajuda a aliviar sintomas de TPM.

O Dr. Andrew Weil explica que a progesterona natural é preferida pela maioria das mulheres no lugar do progestin, que é a progesterona sintética. Combinar estrogênio e progesterona evita a perda óssea, de acordo com o Dr. Weil, e alivia os sintomas da menopausa. Deve-se notar que uma mulher não precisa de terapia com progesterona se ela não tiver mais útero (pós histerectomia).

O Dr. John R. Lee, precursor da terapia de progesterona para mulheres, defende o uso desse hormônio, pois simula a construção óssea, que protege contra ossos porosos e frágeis (osteoporose), e melhora o equilíbrio hormonal geral pós menopausa.

Considerações

Se for fazer terapia hormonal e não fez histerectomia, a Mayo clinic recomenda que você tome progestin, que está disponível em diversas formas, inclusive géis vaginais, pílulas, adesivos para a pele ou dispositivo intrauterino, juntamente com o estrogênio que estiver tomando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível