Mais
×

O que causa manchas rosa claro?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O termo "manchas rosa claro" refere-se a vestígios de sangue que são liberados dos órgãos reprodutivos da mulher, muitas vezes coincidindo com a ovulação, a gravidez ou a menstruação. Essas manchas raramente são encontradas na calcinha; muitas vezes a quantidade é tão pequena que é vista no papel higiênico que uma mulher usa após ir ao banheiro. Manchas dessa natureza geralmente duram de um a alguns dias; se continuarem, geralmente se transformam em um fluxo avermelhado mais denso.

Manchas rosa claro possuem várias causas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Gravidez (implantação)

Uma das causas das manchas rosa claro é a implantação, um sinal precoce da concepção. Isso ocorre entre uma a duas semanas após a fertilização do óvulo de uma mulher pelo espermatozoide de um homem, quando o próprio óvulo fertilizado se implanta no sangue e no revestimento rico em nutrientes da parede uterina. De acordo com o Baby-Med.com, cerca de 20 a 30% das mulheres experimentam esse fenômeno; uma pequena quantidade de sangue liberada da parede uterina, como resultado do caminho que a implantação fez do colo do útero até a vagina, para aparecer como manchas de cor rosa claro ou marrom escuro.

Ovulação

As manchas rosa claro devido a ovulação podem ocorrer cerca de duas semanas após o último período menstrual de uma mulher. O folículo ovariano se rompe quando o óvulo é liberado, fazendo um buraco que permite com que ele faça o seu caminho em uma das trompas. Quando ocorre a ruptura, uma pequena quantidade de sangue pode escapar através da vagina, mas isso normalmente dura apenas algumas horas. Outra causa dessas manchas pode ser o hormônio relacionado. Durante a ovulação, o corpo feminino aumenta sua produção de estrogênio, que faz com que o útero perca um pouco do seu revestimento. De acordo com o Beyond-Fertility.com, pequenas manchas durante a ovulação é um sinal de fertilidade.

Menstruação

Logo no início de um período menstrual, quando o corpo de uma mulher está começando a liberar o óvulo não fertilizado, o fluxo de sangue pode mostrar como manchas rosa claro ou marrom. É fácil confundir o início de uma menstruação com o sangramento de implantação. Só o tempo pode diferenciá-los. As manchas de uma implantação raramente duram mais de um dia, enquanto as pré-menstruais evoluirão para o fluxo mais pesado de um período.

Infecção

Uma causa rara das manchas rosa claro é a infecção da vagina, útero, trompas, colo do útero ou ovários. Infecções dessa natureza são geralmente causadas por DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Se você estiver com essas manchas e descartou a gravidez, ovulação ou menstruação como possíveis causas, deve consultar o seu médico.

Outras causas

Outras causas de manchas cor de rosa luz incluem o seguinte: câncer cervical, vaginal, no útero ou nos ovários, DIP (doença inflamatória pélvica), miomas uterinos, controle de natalidade, estresse e abuso sexual.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article