Boas formas de conseguir a atenção do público durante uma palestra

Escrito por joe burnham | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Boas formas de conseguir a atenção do público durante uma palestra
Um público atento é vital para que sua palestra seja lembrada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Palestras podem ser escritas de forma clara, ser cheias de informações úteis e fornecer grandes recursos aos ouvintes. Mas todo o trabalho será um desperdício se o público não estiver prestando atenção ao que está sendo dito. Para ser efetivo, é preciso capturar a atenção das pessoas e mantê-la durante toda a palestra, pois isso fará com que os ouvintes apreciem suas palavras com melhor foco e consideração. Diversas técnicas podem ajudá-lo a fazer isso de forma concisa.

Outras pessoas estão lendo

Estórias

Pessoas ama estórias e elas são parte natural de como nos comunicamos na vida diária. Contando uma estória dentro de uma palestra, ativará a imaginação do público. Isso pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a atenção, pois irá encorajá-los a ter um papel mais ativo para interpretar suas palavras. Estórias também adicionam relevância e base à sua palestra, pois permitem que o ouvinte entenda como o tópico de sua palestra está relacionado ao mundo real. Em adição, contar uma estória pessoal pode criar sentimentos de empatia ou respeito no público, fazendo com que leve suas palavras mais a sério.

Retórica

A retórica pode chamar a atenção do público de forma bastante eficaz, pois permite enfatizar claramente quando um ponto ou significado particular está sendo expressado. Como isso pode ter várias formas, formas populares de retórica dentro de palestras incluem aliteração (onde várias palavras começando com o mesmo som são agrupadas), repetição (em que a mesma palavra ou frase é repetida várias vezes para dar ênfase) e analogia (quando um o assunto é comparado a um elemento diferente para expressar um ponto emotivo; por exemplo: "Esta empresa passou pela tempestade da economia do ano passado").

Piadas e humor

Embora possa parecer uma solução simples, vale a pena considerar o poder do humor para conseguir a atenção do público. Uma piada bem colocada pode não só construir um sentimento positivo de boa vontade entre você e seus ouvintes, mas também pode reavivar o interesse e fazer o seu discurso parecer mais relevante e pessoalmente aplicável. Se as pessoas sentirem que compartilham um senso de humor com você, elas também podem se abrir mais para as suas ideias e sugestões dentro do corpo da palestra. Isso é devido à natureza da reciprocidade social, através da qual as pessoas se sentem mais sensíveis a ouvir as ideias de alguém a quem se sentem, subconscientemente, similares.

Citações

Quando usadas de forma apropriada, citações podem introduzir os temas ou tópicos de sua palestra de forma a provocar o pensamento e, ocasionalmente, em estilo dramático. Citações têm o poder de canalizar oradores famosos e figuras influentes da história e colocar seus argumentos em um novo contexto. Tenha o cuidado de evitar hipérboles ou clichês sempre que possível, evitando citações que são comumente usadas. Sempre se refira à pessoa que originalmente disse a citação para evitar possíveis acusações de plágio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível