Mais
×

Como fazer um bolo de cartolina

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitos bolos elaborados que tem formatos customizados tem partes feitas em outros materiais além do próprio bolo. Algumas partes do bolo são apoio para criar o formato desejado. Uma forma de conseguir isso é fazer uma ou mais camadas do bolo usando cartolina. Aqui está um jeito criativo de fazer o formato circular padrão, composto de fatias individuais feitas de cartolina.

Instruções

Faça seu próprio bolo cenográfico de cartolina (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

    Fazendo as fatias individuais

  1. Com a folha A4 na posição retrato, a 5 cm da esquerda do canto superior comece uma linha diagonal de 20 cm até o lado esquerdo do papel terminando 12 cm do final da página. Isso vai formar um lado longo de um retângulo. Da posição inicial, desenhe uma linha diagonal de 6 cm até o lado direito do papel, terminando 6 cm do topo da página. Isso vai formar o lado curto do retângulo. Desse ultimo ponto, faça uma linha diagonal de 20 cm e paralela a primeira linha. Feche o retângulo com mais uma linha de 5 centímetros.

  2. Posicione triângulos nos dois lados do retângulo. Para fazer isso, meça 12 cm do canto esquerdo inferior e do direito superior. Essas marcas representam o lugar onde os triângulo vão fechar.

    Do canto superior esquerdo do retângulo, desenhe uma linha reta para cima, até o ponto marcado na borda do papel. Faça o mesmo horizontalmente do canto direito inferior do retângulo. Feche os triângulos em cada lado com uma linha que se curva em formato de arco.

  3. Do canto direito inferior do retângulo (um ponto partilhado pelo triângulo), desenhe uma linha reta de 6 cm para baixo. Faça o mesmo a partir do canto direito inferior do triângulo. Conecte as duas linhas com uma outra linha de 6 cm paralela a do canto mais inferior do triângulo. Todas as peças do desenho, os retângulos e e triângulos, devem tocar uns aos outros, com lados compartilhados.

  4. Na parte superior do primeiro retângulo que você fez, desenhe abas dobráveis. Para fazer isso, desenhe uma linha paralela do lado superior do retângulo a 8 mm de distância. Junte a nova linha à antiga com uma pequena diagonal em cada ponta. Conseguindo o seguinte formato: -------------------------------------/

    Desenhe essas mesmas abas no lados esquerdo e inferior do retângulo, abaixo dos triângulos.

    As abas vão servir para montar a fatia.

    Montando as fatias

  1. Corte o molde para usar nas cartolinas. Passe o desenho para as cartolinas, lembrando de desenhar as abas também, da mesma forma que o original. Recorte nas linhas, mantendo as abas. Faça oito fatias de cartolina para montar.

  2. Faça uma fatia com cada cartolina. Comece dobrando os triângulos para dentro.

  3. Dobre o segundo retângulo por cima dos triângulos e aperte para marcar o formato na cartolina.

  4. Passe uma linha fina de cola nas abas, então dobre as abas para os lados dos arcos nos triângulos dos dois lados e aperte para colar.

  5. Dobre o segundo retângulo por cima dos triângulos e aperte para marcar o formato na cartolina.

  6. Passe um pouco de cola na abas dos lados direito e inferior do retângulo, então dobre a aba por cima do lado diagonal do triângulo e o inferior do retângulo. Pressione para fazer o formato da fatia. O resultado deve parecer com uma fatia de bolo no formato de um triângulo 3D.

    Faça e decore a camada do bolo

  1. Escolha uma ou mais cores para pintar as fatias com a tinta spray, então use outros materiais para decorar e conseguir a aparência desejada. Deixe as fatias secar por 2 ou 3 horas.

  2. Prepare a base de cartolina para servir como bandeja. Desenhe um círculo de 25 a 30 cm em diâmetro na cartolina A3 e corte.

  3. Para decorar a base do bolo, escolha uma cor para pintar com a tinta spray, então decore como quiser. Ponha a bandeja para secar em uma superfície plana e deixe secar por também 2 ou 3 horas.

  4. Arranje as fatias de bolo na bandeja decorativa lado a lado.

  5. Empurre as fatias para o centro, conseguindo o formato de um bolo circular.

Dicas

  • Faça todas as fatias do mesmo tamanho para conseguir uma aparência uniforme ao junta-las para formar o bolo.
  • Se quiser fazer mais camadas, simplesmente construa mais fatias. Diminua o tamanho das fatias para uma camada menor e aumente para uma maior.
  • Procure o diagrama mostrado no site de referência para ter uma ideia melhor da aparência do resultado final. Você também pode pegar o diagrama disponível como molde.

Aviso

  • Mesmo que você deva usar uma cartolina mais fina, ela vai oferecer um pouco de resistência às dobras, então você vai precisar fazer mais de uma tentativa e aplicar uma quantidade razoável de pressão quando montar as fatias.

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel de impressão A4
  • Régua
  • 8 cartolinas A4
  • 1 cartolina A3
  • Tesoura multiuso
  • Cola gel transparente
  • Tintas spray coloridas
  • Material para decorar o bolo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article