Mais
×

Como bordar uma camisa com bolso

Atualizado em 17 abril, 2017

O bordado é a decoração de tecidos com pontos feitos por agulhas e linhas. Uma habilidade intrincada e delicada, ela decora suas camisas e adiciona um toque de estilo a elas. Bordar uma camisa que tenha um bolso permite que você faça o bordado apenas no bolso, e não na camisa inteira. Cuidado ao usar a agulha; o bordado exige paciência, mas oferece excelentes resultados.

Instruções

Crie seu próprio bordado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Pegue a camisa que você pretende bordar. Camisas feitas de 100% de algodão são as melhores.

  2. Coloque o desenho sobre o bolso da camisa e o transfira. Escolha um desenho pequeno que se encaixe nitidamente na área do bolso. Desenhos prontos a ferro podem ser encontrados em lojas de artesanato, ou você pode encontrar vários gratuitos na internet. Se você for passar o ferro no seu desenho para transferi-lo, use um pedaço de cartolina entre a parte da frente e de trás da camisa para impedir que a tinta vaze sobre ela.

  3. Coloque o bastidor na área a ser bordada, encaixando a parte inferior embaixo da camisa. Aperte o tecido em todos os ângulos para manter tudo preso no lugar.

  4. Coloque a linha da primeira cor que você quiser usar na agulha. Deixe 90 cm de linha, e dê um nó duplo na ponta de cada pedaço da linha. Empurre a agulha por baixo do tecido no ponto da linha de transferência onde você pretende começar a bordar. Puxe a linha até que o nó se conecte com o tecido.

  5. Continue bordando ao longo do desenho transferido. Faça os pontos de frente para trás ao longo da linha do desenho. Para cada ponto, empurre a agulha para trás do tecido o mais próximo possível do ponto anterior. Continue bordando até terminar a seção do desenho.

  6. Com a segunda cor de linha, borde a próxima seção do seu desenho usando o mesmo método de pontos no passo 4. Borde até terminar. Puxe a agulha firmemente e faça um nó contra a parte interna do tecido, cortando os excessos de linha.

  7. Use cores diferentes de linha para cada seção do seu desenho até que seu bordado esteja pronto. Amarre os nós e corte os excessos de linha.

  8. Tire o bastidor e verifique se seu desenho está uniforme e no lugar certo.

Dicas

  • Lave a camisa e avalie novamente se seu bordado ficou no lugar certo. Se algum ponto afrouxar, aperte-o novamente e adicione nós extras.

O que você precisa

  • Camisa de algodão com bolso
  • Transferência de desenhos em papel ou ferro
  • Bastidor para bordados
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article